Black Friday 2021: 4 dicas para marketplaces venderem mais
Pesquisa aponta que 59,2% das pessoas usam marketplaces para as compras da Black Friday
Muito aguardada pelo varejo e pelo consumidor, a Black Friday é uma das datas mais importantes para as vendas online. Segundo uma pesquisa realizada pela Omnik, empresa do Grupo FCamara – consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital, em parceria com a Driven, 59,2% dos consumidores pretendem fazer suas compras em marketplaces. Ainda segundo a pesquisa, desconto e frete grátis são as ofertas preferidas, com 71% e 73% da preferência.
Vale reforçar que não basta oferecer preços atrativos para ter bons resultados na Black Friday. É preciso encantar o cliente em todas as etapas da jornada de compra. "Uma experiência marcante começa no primeiro contato do cliente com a marca e vai até o pós-venda. Toda interação importa para oferecer uma experiência completa e vantagens de compra, o que fará a diferença para o negócio", explica Thiago Coelho, CEO da Omnik.
Pensando nisso, Thiago preparou quatro dicas que ajudam um marketplace a vender mais durante a Black Friday. Confira:
1. Foque na experiência do cliente
Consulte as informações sobre as vendas na Black Friday dos últimos anos. Confira quais foram os produtos mais vendidos e as principais queixas, veja se o ticket médio está aumentando ou diminuindo. “Para proporcionar uma experiência positiva, o marketplace precisa conhecer seus clientes e fazer o melhor uso dos dados levantados a favor do negócio. É preciso analisar as dores e as necessidades dos consumidores e, com essas informações, identificar o que os clientes buscam e como agradá-los”, explica o CEO.
2. Ofereça ofertas realmente boas
A proposta da Black Friday é oferecer bons produtos com descontos. Surpreenda o cliente e segmente os descontos de forma estratégica. Você pode, por exemplo, analisar as regiões em que consegue proporcionar frete grátis. Também pode identificar os itens relevantes para uma estratégia desse tipo. Outra dica é estudar a margem de lucro sobre cada produto, assim seu negócio reduz o preço de forma assertiva. "Se o seu marketplace não der descontos realmente bons, corre o risco de perder credibilidade. Há vários aplicativos que ajudam o cliente a identificar falsos abatimentos de preços. Evite prejuízos e reclamações no Procon e na internet", orienta o executivo.
3. Analise o estoque para a Black Friday
Um ponto importante é analisar o estoque dos sellers. Afinal, os marketplaces recebem muitos pedidos em datas sazonais. Cheque com antecedência as quantidades e variedades dos itens. Dessa maneira, você impede que o marketplace venda produtos que não estão disponíveis e evita prejuízos para o negócio e para o usuário. "Durante a Black Friday, sabemos que a concorrência é grande. É um diferencial e tanto ter produtos em estoque com preços baixos", aponta Thiago.
4. Tenha uma estrutura que suporte o volume de vendas
Para vender bem durante a data, não basta focar nos clientes, no estoque e nos produtos. É preciso ter uma plataforma de marketplace que ofereça uma estrutura adequada para lidar com o grande volume de acessos e vendas. "Você precisa contar com o apoio de plataformas que dão suporte às vendas, como um sistema de gestão ERP e um hub de integração com marketplaces. Além disso, faça simulações para conferir se a plataforma funciona bem com um tráfego mais intenso. Em datas como a Black Friday, o site precisa estar sincronizado e rodando sem falhas”, adverte o executivo.
Sobre a OmniK
A empresa foi adquirida em 2020 pelo Grupo FCamara e oferece transformação de e-commerces para marketplaces, unindo todos os recursos tecnológicos de varejo. Atende lojistas virtuais, indústria e players de e-commerce. Entre os clientes da OmniK estão a Loja do Mecânico, Le Biscuit, Spicy e Onstore.
Sobre o Grupo FCamara
Considerada a maior empresa de serviços para E-Commerce da América Latina, a FCamara é uma consultoria de TI para resultados em negócios, que promove transformação digital ao prover múltiplas soluções tecnológicas, com atuação nos principais players do mercado de saúde, educação, indústrias, entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou a Orange Ventures, sua própria Venture Builder, que já lançou diversas startups com foco B2B.
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