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ZENVIA dá dicas para garantir sucesso das campanhas de marketing desta Black Friday

Faltam poucos dias para a Black Friday 2021, que será no próximo dia 26 de novembro. Nesta época do ano em que o varejo se torna mais atrativo aos consumidores por conta do bom preço, estar presente digitalmente é um grande diferencial para o aumento das vendas. Mas não basta criar uma campanha de marketing atrativa. Ela precisa estar alinhada com o seu público, as suas metas e também com a sua capacidade de oferecer a melhor experiência ao seu cliente. A ZENVIA, plataforma de comunicação que empodera as empresas para criarem experiências únicas para seus clientes finais, dá dicas valiosas.

A primeira delas é usar todos os canais de comunicação disponíveis e que fazem sentido ao seu público. Por exemplo, o seu consumidor pode estar mais interessado em receber novidades pelo WhatsApp, agora que é permitido enviar outros tipos de notificações pelo WhatsApp Business API, como renovação de planos, carrinhos de compra abandonados, alertas de preços e recomendações de produtos, desde que haja o opt-in (aceitação do cliente). Ou pode querer receber um SMS informando que a compra já está a caminho. Ou ainda, pode entrar em contato pelo seu site, via chatbot, para tirar dúvidas. Ou seja, há muitas possibilidades.

E quando os canais estão presentes em ferramentas que permite a gestão de todos eles por uma única plataforma, melhor ainda! Para saber o que está mais adequado à sua necessidade, um parceiro de negócios pode ser fundamental. Até mesmo porque se a sua escolha for o WhatsApp Business API para automatização de mensagens (ou seja, o envio para mais pessoas ao mesmo tempo), um BSP (Business Solution Provider) é fundamental para fazer a ponte entre a sua empresa e o WhatsApp.

“Por meio de uma API, o WhatsApp é o canal que permite que a relação entre empresas e clientes aconteça em tempo real, criando experiências únicas que, além de oferecer a melhor opção de atendimento ao cliente, permitem a geração de conteúdo altamente personalizado para as múltiplas campanhas, em altas ou baixas temporadas”, comenta Bruno Tonetto, líder da unidade de negócio Campaign da ZENVIA.

Para ajudar os negócios a aplicarem esses conhecimentos a suas campanhas de marketing para a Black Friday e outras sazonalidades do ano, Tonetto dá cinco dicas importantes:

- Planejar as campanhas faz o processo mais rápido, prático e efetivo. É necessário realizar o mapeamento das datas mais importantes para o negócio e relacioná-las com as informações sobre os clientes, além de responder às perguntas: qual é o objetivo da campanha? Quais dados serão usados e por quê? Quais serão as tecnologias utilizadas? Quantas pessoas precisam ser envolvidas?

- Criar uma agenda das datas mais importantes e compartilhar com as áreas de Marketing, Vendas e Operações da empresa. Vendas indicará os produtos com as melhores saídas; Operações garantirá que haja estoque do produto; e Marketing trabalhará no conhecimento e na reputação da marca e promoverá a compra, com a segmentação necessária do público, além de identificar melhores horários de envio e de compilar os resultados.

- Identificar o melhor formato da campanha dentre as opções de Transacional (há uma transação entre a empresa e o cliente, como uma compra), Broadcast (mensagens promocionais para difusão da marca e dos seus produtos) e Réguas de Relacionamento (para uma jornada personalizada para cada cliente).

- Dar atenção às novidades do mercado, como é o caso das notificações que foram liberadas para o WhatsApp Business API.

- Revisar os dados disponíveis periodicamente e tornar isso um processo para aproveitar as temporadas da melhor maneira possível tanto para o negócio, quanto para os clientes.

Sobre a ZENVIA

Com atuação em toda a América Latina e mais de 10 mil clientes, a ZENVIA é movida pelo propósito de criar um novo mundo de experiências, por meio de uma plataforma que empodera as empresas, para que possam gerar experiências únicas de comunicação para seus clientes. No mundo ZENVIA, acreditamos que a evolução tecnológica e a experiência humana, combinadas, são capazes de unificar a comunicação em toda a jornada do consumidor e nos canais de sua preferência. Para saber mais, acesse o nosso site e confira nossos perfis no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.


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