Como se preparar para a Black Friday em quatro dicas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Morelli

Para a data mais rentável do varejo, a preparação é essencial para garantir lucro e sucesso nas vendas

Estamos a alguns dias de um dos eventos comerciais mais importantes do ano. A Black Friday 2021 acontecerá no dia 26 de novembro e os negócios online devem se preparar para aproveitar ao máximo o pico de rentabilidade que a data promete.

O processo de tomada de decisão no mundo do e-commerce é muito mais rápido do que no presencial. No caso de marketplaces as regras mudam constantemente para favorecer a experiência dos compradores, sobretudo, em datas comerciais, onde a demanda cresce exponencialmente.

Juliana Vital, Global CRO da Nubimetrics, startup argentina de inteligência de dados, preparou uma checklist das melhores decisões que os sellers devem tomar para alcançarem o sucesso na data mais valiosa do varejo.

Preparar as ofertas de produto

Escolher o mix de produtos para vender é uma das tarefas principais na hora de montar uma estratégia online. "Esta é uma regra fundamental: é preciso comprar bem para vender bem", destaca Juliana.

Para que essa tarefa seja eficaz, é importante fazer uma análise completa: do contexto, da demanda, da oferta e dos concorrentes. Para datas especiais, como a Black Friday, executar bem essa tarefa tornará as outras decisões mais fáceis. Por isso, quando preparar sua oferta, é importante levar em consideração as categorias em que vai vender seus produtos, os pontos fortes e as oportunidades do seu negócio e saber escolher o melhor momento.

Criar anúncios detalhados

Assim como é importante saber o quê e como os compradores procuram na hora de escolher quais produtos vender, essa informação também é importante na hora de criar os anúncios. Se houver muita oferta para o mesmo produto, deve-se pensar no melhor título, para gerar visitas. O segredo é incluir as palavras-chave mais pesquisadas pelos compradores.

No entanto, existem várias condições que as plataformas levam em consideração para posicionar melhor os anúncios, como o tipo de loja, as opções de pagamento, frete grátis, taxas sem juros e descontos especiais.

"Cada comprador gera uma demanda por meio de sua pesquisa no marketplace. A tarefa, como vendedores, é entender seus desejos: cada clique é uma intenção", menciona a Global CRO.

Conhecer as métricas de seu negócio e comparar com a concorrência

Converter e ser lucrativo não depende apenas do posicionamento de busca. "O posicionamento nos primeiros resultados não é somente atrelado ao baixo preço ou investimento em publicidade,existem diversos outros fatores. É importante que o vendedor conheça as regras e a dinâmica de cada Marketplace, entenda a estratégia e performance dos competidores e, claro, monitore muito de perto KPIs chaves, como taxa de conversão. Tudo isso ajuda o vendedor a tomar as melhores decisões", explica Juliana.

Da mesma forma, é necessário conhecer a dinâmica de cada categoria e produto, bem como, compreender a evolução histórica do ticket médio. O uso de ferramentas analíticas é essencial neste caso.

Preparar logística e distribuição

Em datas como a Black Friday, todas as atividades do negócio são aprimoradas e é ideal organizar a equipe para evitar reclamações ou más experiências. A entrega do produto é uma tarefa que demanda atenção, pois está diretamente relacionada com a experiência do cliente e a reputação do seller.

A entrega é a experiência final do processo de compra, um problema nessa etapa pode abalar a confiança do consumidor no vendedor.

"Se o vendedor utiliza os dados para entender comportamento, tendências ,consegue mapear melhor sua previsão de vendas, entendendo profundamente a demanda, isso feito o planejamento da logística pode ser muito melhor, antecipando tarefas, deixando produtos com maior volume de vendas pré preparados para o momento", diz a executiva.

Na preparação dos pacotes, é importante atentar-se em escrever corretamente os dados do cliente, incluir o endereço de destino detalhadamente e localizar a etiqueta de envio em um local legível na embalagem.

EXTRA: o pós-evento

Avaliar o desempenho do seu negócio deve ser um trabalho constante, para que assim, possa refinar estratégias e aprimorar resultados. Fazer isso em eventos comerciais é a chave para conhecer o desempenho em circunstâncias especiais.

"Sem dúvida, para se tornar um sucesso de vendas nesta Black Friday, a informação é um fator chave na preparação do negócio. ela permite que você se adapte melhor ao contexto: o mundo do e-commerce se move rapidamente e exige que os vendedores sejam mais flexíveis diante das oportunidades que aparecem e desaparecem em alta velocidade", finaliza a executiva.

Sobre a Nubimetrics:

Fundada em 2010 em San Salvador de Jujuy, na Argentina, por Andrés Jara Werchau e Pamela Scheurer, a Nubimetrics foi criada para ser uma plataforma SaaS que empodera os sellers de e-commerce com base nos dados de mercado analisados profundamente e que tem como finalidade ajudá-los a alavancar seu negócio da maneira inteligente. Em 2020 a Nubimetrics recebeu um novo aporte de 2,5 milhões de dólares, Series A liderado pelo fundo Uruguaio IC-Ventures, e alcançou um valor estimado de 12 milhões de dólares. A startup também conta com os selos Platinum, no Brasil, e Gold, na Argentina, do Mercado Livre e está presente na Argentina, Brasil, México e outros 13 países da América Latina, além dos Estados Unidos e China.