Brasil,

São Paulo pode reduzir ICMS e deixar carros usados e elétricos mais baratos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Segundo o governador de São Paulo, o estado recupera sua capacidade de investimento e pretende reduzir os impostos

Anúncio do governador do estado de São Paulo, João Doria, no dia 29 de setembro, aponta sobre novo pacote fiscal para auxiliar no retorno da economia no cenário pós-isolamento por conta da pandemia de Covid-19. O pacote apresenta a diminuição da alíquota do ICMS de segmentos que geram empregos a partir de janeiro do ano que vem. Entre os beneficiados, estão os setores de eletromobilidade e carros usados.

Além de falar sobre o segmento de carro usado, as novidades também perpassam o conjunto de ônibus, caminhões e veículos elétricos e híbridos. Para eles, o ICMS sofrerá uma redução de 18% para 14,5%. Carro usado, com ICMS agravado no começo deste ano, terá a alíquota passando de 3,9% para 1,8%.

João Doria ainda apontou a razão pela qual São Paulo terá como reduzir as alíquotas: "Com a recuperação da capacidade de investimento no estado de SP, nós conseguimos atingir a nossa meta fiscal e com isso vamos tornar possível a redução de impostos em SP e antecipar as desonerações fiscais para a economia de SP já a partir de 1 de janeiro de 2022".

Segundo informações do governo, as diminuições devem acarretar uma desoneração de R$ 3 bilhões em impostos para o estado. A Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE) se mostrou positiva em relação ao anúncio de benefícios ao segmento. "Essas medidas põem São Paulo na liderança nacional da eletromobilidade, ao apoiar as tecnologias limpas de transporte público, individual e de carga", apontou o presidente da ABVE, Adalberto Maluf.

ProAtivo

Em conjunto a isso, foi divulgado a criação do ProAtivo - programa de R$ 1 bilhão que usará os créditos do ICMS para novos investimentos em infraestrutura, essencialmente de máquinas e equipamentos. Segundo o site do governo, "O novo programa irá reconhecer as empresas que investiram nos últimos anos em seus ativos permanentes para receber crédito acumulado de ICMS, dando assim reconhecimento para quem prioriza São Paulo como sede de seus negócios, inovação e geração de emprego e renda".

Sem mudanças para carros novos

João Doria, apesar do anúncio sobre carro usado e outros segmentos, não declarou alterações na tributação para carros novos. Desde 15 de janeiro deste ano, a alíquota de ICMS sobre esses carros passou de 12% para 13,3%. No dia 1° de abril, houve outro reajuste - de 13,3% para 14,5%. Por conta disso, as montadoras passaram a vender os produtos em duas tabelas de preço: a primeira, apenas para São Paulo, com valores mais altos e, a segunda, para outras partes do território nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar