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Atrasados para a Black Friday ainda podem garantir lucro no e-commerce

Varejistas e consumidores estão em contagem regressiva para a Black Friday, que neste ano ocorrerá dia 26 de novembro. No entanto, muitas empresas ainda não estão preparadas para surfarem nessa oportunidade

É preciso apostar numa estratégia inteligente de campanha o quanto antes para não perder competitividade

Baixar o preço na Black Friday não é a única estratégia que vai garantir um boom de vendas e uma boa experiência ao cliente no e-commerce. No entanto, muitas empresas, principalmente as pequenas e médias, ainda deixam tudo para última hora e perdem a competitividade com grandes redes, tanto no online, como no offline. Dados da consultoria Ebit|Nielsen apontaram que os dois dias da Black Friday em 2020 (26 e 27 de novembro) fecharam com vendas totais de R$ 4,02 bilhões no e-commerce, um crescimento de 25,1% em relação a 2019. Segundo Luiz Fernando Morais, founder e CEO da Meediaonne, para não perder essa oportunidade, é preciso apostar numa estratégia inteligente de campanha o quanto antes. O especialista preparou algumas dicas que podem ajudar as empresas a surfarem nesta onda de sucesso na Black Friday: 1. Invista em brand awareness (consciência de marca) - As plataformas precisam aprender com o seu público. Quanto mais os algoritmos dos canais absorvem as informações da sua marca mais rápido você consegue construir a sua história dentro das plataformas, ganhando visibilidade. Dessa forma, quando chegar o momento, o consumidor já estará mais propenso a comprar ao visualizar uma propaganda sua; 2. Dose os investimentos - Não concentre todo o investimento em mídia para o dia da Black Friday. Isso pode gerar desperdício de dinheiro pela possibilidade de não alcançar o resultado esperado. O ideal é dosar o tráfego nas semanas anteriores, sempre alinhado com a sua campanha nas redes sociais; 3. Prepare os fornecedores - Faça o alinhamento com os parceiros e os fornecedores de produtos para garantir o fluxo de toda a cadeia. É preciso ter estoque dos produtos selecionados para a promoção e um parceiro de TI super alinhado para não correr o risco de problemas de tráfego e deixar o consumidor na mão na hora da compra. Além disso, é importante acertar os processos com a central de atendimento para que o consumidor tenha uma boa experiência de compra. Tenha sempre uma lista do que chamamos de "telefone vermelho", de pessoas que você poderá contar caso haja uma emergência, além de contar com bons parceiros para fazer sua campanha ter sucesso; 4. Menos é mais - Não saia baixando o preço de tudo. Melhor conseguir ser realmente competitivo oferecendo desconto em menos produtos do que expandir demais a gama de produtos com menos elasticidade de preço no geral. Para isso, aposte apenas nos produtos que te gerem competitividade; 5. Use e abuse de dados para conhecimento do público - A tecnologia é a principal aliada da publicidade digital. Ela ajuda a compilar os dados dos clientes a partir do histórico deles, indicando sua localização, seus produtos preferidos, os canais onde mais gosta de comprar, a que horas costuma fazer essas compras, quais são as redes sociais mais acessadas, entre outras informações. Todos esses dados ajudam na sua tomada de decisão das estratégias mais interessantes para a sua campanha. 6. Lembre-se da pós Black Friday - você precisa proporcionar uma boa experiência em toda a jornada de compra do cliente. Para isso, a clareza nas informações é importante. A promoção precisa explicar nos mínimos detalhes como funciona o desconto. Por exemplo, o preço promocional se aplica a compras parceladas? Informações claras cativam o consumidor e aumentam as chances de compra. Atente-se também ao pós-venda para garantir a entrega do produto certo e no prazo certo. 7. Não se esqueça da Cyber Monday que acontece até a segunda-feira posterior à Black Friday. Não deixe de incluir esses dias na sua campanha. Portanto, um bom planejamento vai garantir uma boa experiência ao consumidor em toda a sua jornada de compra.


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