Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Feedback humanizado ganha mais relevância na pandemia

Feedback humanizado ganha mais relevância na pandemia

Forma de comunicação com os profissionais impacta autoestima, produtividade e retenção de talentos, afirma o CEO da Prime Talent, David Braga, especialmente neste momento de transformações nas empresas

Você já parou para analisar como tem dado o feedback às pessoas? Enobrece os pontos positivos ou só foca nos erros? Em um cenário de incertezas e de rápidas transformações, após os desafios impostos pela pandemia, especialmente dentro das empresas, a resposta a essa questão pode ser decisiva para os resultados, tanto individuais quanto coletivos. No meio corporativo, resumidamente, o feedback é o ato de avaliar o desempenho dos colaboradores, positiva ou negativamente, por meio do fornecimento de informações a um indivíduo ou a um grupo, de modo a reforçar um posicionamento ou favorecer uma possível mudança de comportamento, considerando que a atuação não esteja adequada. Em ambos os casos, a comunicação deve ser feita de maneira construtiva e com empatia, visto que pode impactar a autoestima dos profissionais, o engajamento das equipes, a produtividade e os resultados da corporação, além da retenção de talentos.

De acordo com o CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, David Braga, é fundamental que exista uma humanização na forma de falar e de tratar o outro, mesmo que o profissional discorde da atitude a ser avaliada. “Usualmente, somos ágeis em criticar o que não está certo, apontando erros. Porém, nem sempre, temos a mesma postura e damos o retorno positivo, quando algo bom é feito. Dessa forma, o máximo que conseguimos é distanciar as pessoas. No âmbito corporativo, isso é péssimo, uma vez que impacta no processo evolutivo, de inovação e de engajamento, afetando, inclusive, o clima organizacional e a retenção dos melhores profissionais”, destaca.

Assim, nesse processo, é importante sabedoria, tanto para quem dá o feedback, quanto para quem recebe. Um retorno eficaz ajuda o indivíduo ou o grupo a melhorar seu desempenho e, consequentemente, alcançar seus objetivos. Já a pessoa que recebe o feedback tem a oportunidade de entender qual a visão do seu superior e também de se conhecer, por meio da ótica de alguém que acompanha seu dia a dia ou avalia a sua entrega. “Por isso, comunicação clara e transparente, olhar positivo e sensibilidade ao outro são características fundamentais, seja no contato presencial, seja na conversa com aqueles que estão em home office. Se falamos tanto em legado, é relevante entender qual o impacto temos gerado nos demais com o nosso feedback”, completa Braga.

Aqui, portanto, a empatia – definida como a habilidade de compreender as outras pessoas – é primordial. O headhunter explica que um indivíduo empático consegue lidar melhor com muitas situações, porque tem a capacidade de se colocar no lugar do outro e tentar entender o ponto de vista alheio, mesmo que não concorde com ele. Nas empresas, exercer a empatia é uma maneira de lidar, com diplomacia, com todos os níveis hierárquicos (superiores, pares, liderados) e estabelecer uma conexão verdadeira, reduzindo, então, os conflitos. Isso não significa concordar com tudo, mas, sim, ter escuta ativa, entender e respeitar os pontos de vista divergentes, para, então, expor as próprias opiniões.

Nesse contexto, Braga ressalta que uma coisa é certa: a grande maioria das pessoas sempre espera pelo retorno positivo daquilo que faz, em todas as esferas da vida. “Queremos ser reconhecidos quanto ao nosso esforço e à nossa criatividade, para qualquer tipo de assunto, o que impacta, inclusive, na autoestima. Mas é preciso lembrar que, nem sempre, iremos agradar à outra pessoa. Expectativas podem se frustrar nesse momento, sendo necessário ter maturidade emocional e jogo de cintura para sair dessas situações”, afirma.

O líder empático deve ser capaz de manter a calma nessas circunstâncias complicadas, emotivas ou estressantes, tentando entender o que o outro sente e pensa, para fornecer respostas assertivas. Braga acrescenta que as pessoas são diversas, e o ambiente de trabalho reflete diretamente isso. Logo, ajustes serão permanentemente necessários, envolvendo todos da empresa. E o processo de feedback, mesmo que informal, pode apoiar nessa questão. “Quando o líder respeita as individualidades e sabe somar cada um dos talentos, dentro da diversidade da organização, todo mundo sai ganhando, e a produtividade aumenta de modo considerável”, conclui. Além disso, para que a companhia evolua de forma positiva, não apenas o líder precisa ser empático e saber dar feedbacks eficientes, mas todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico que ocupem.

Sobre a Prime Talent

A Prime Talent é uma empresa de busca e seleção de executivos de média e alta gestão, que atua nos 24 setores da economia, em todo o Brasil e na América Latina, com escritórios em São Paulo e Belo Horizonte. Referência nas áreas de Recursos Humanos e Gestão, tem à frente os sócios David Braga (CEO) e Bárbara Nogueira (diretora). Braga já avaliou, ao longo de sua carreira, mais de 10 mil executivos, selecionando para clientes Latam. É autor do livro “Contratado ou Demitido – só depende de você” e professor convidado da Fundação Dom Cabral (FDC). Além disso, exerce a função de conselheiro da ACMinas e da ChildFund, instituição eleita, pelo quarto ano consecutivo, uma das 100 melhores ONGs do Brasil, que apoia crianças e adolescentes em extrema vulnerabilidade. Já Bárbara Nogueira é graduada em Psicologia e certificada em Executive Coach, pela International Association of Coaching, e em Micro Expressões e programação Neurolinguística. É também embaixadora da ChildFund.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo