Brasil,

Importância dos ODS: Como as empresas, empreendedores e profissionais podem contribuir para acelerar o processo?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thalita Sollazzo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Importância dos ODS: Como as empresas, empreendedores e profissionais podem contribuir para acelerar o processo?

Especialista em estratégia de carreira comenta sobre a habilidade de orientação a serviços alinhados com os 17 desafios e as 169 metas da Agenda 2030 da ONU

As empresas têm papel vital na construção social e como influencia seus colaboradores neste processo. Dentro dos chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) os profissionais e empresas também podem fazer a diferença. Para Rebeca Toyama, especialista em estratégias de carreira, as 169 metas podem ser articulada com o mundo profissional de alguma forma.

Uma das habilidades citadas no relatório ‘Futuro do Trabalho’, que traz esse tema à tona, é a Orientação para Serviços que é definida pelo Fórum Econômico Mundial como uma busca ativa por maneiras de ajudar os outros, fazendo com que se sintam bem atendidos e bem-vindos.

De acordo com a especialista, essa habilidade é considerada uma das mais importantes no cenário atual, pois nos convida a refletir sobre o ato de servir e olhar para as relações que fazem parte do universo do trabalho independente da área relacionada.

“Segundo a ONU, precisamos começar a atuar de forma colaborativa para mudar o mundo. Então, entendo que vivemos em um momento que as relações estão mudando, e o ser humano volta a ser um fator fundamental na construção de um Futuro Sustentável. E que só será possível se encontrarmos formas de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”, comenta Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira.

Vale lembrar que esse é o compromisso da Organização das Nações Unidas (ONU) quando foram definidos os 17 principais desafios - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - e as 169 metas a serem atingidas até 2030.

E como colaborar com esse mundo?

Segundo, Rebeca Toyama, as empresas são peças-chave ao transformar os desafios em oportunidades de negócio, pois de acordo com o Pacto Global, as empresas possuem grande potencial de transformação da sociedade. São dois os pontos que reforçam esse papel:

1- Dos 200 maiores PIBs do mundo, 157 são empresas;

2- As organizações têm potencial para influenciar o público interno e externo.

Então, dessa forma, para que os ODS sejam alcançados, o setor privado desempenha um papel primordial, seja no alinhamento de suas atividades à agenda global de sustentabilidade ou pelo poder de influenciar seus públicos e, com isso, contribuir para direcionar comportamentos.

“O alinhamento dos negócios aos ODS hoje é uma questão de sobrevivência. Quem não está fazendo isso, coloca em risco a sustentabilidade da sua operação e provavelmente deve estar mais preocupado em ser visto do que servir, deixando de lado a habilidade de orientação a serviços, destacada pelo Fórum Econômico Mundial”, finaliza a especialista.

Negócios precisam ser criados para resolver um problema real no mundo

Já para quem está começando a empreender, a sugestão da especialista Rebeca Toyama, é estruturar a iniciativa tendo os ODS como referencial. Mas para quem já empreende, talvez seja o momento de rever processos, relações e buscar contribuir com algo positivo para sociedade e meio ambiente.

Por isso, a Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Empresarial faz seis recomendações fundamentais aos líderes:

Desenvolver apoio para os ODS como a estratégia de crescimento correta nas suas empresas e em toda a comunidade empresarial;
Recuperar a confiança da sociedade e garantir a licença de operação através do trabalho com os governos, consumidores, os trabalhadores e a sociedade civil a fim de alcançar todas as Metas Globais;
Integrar os ODS na estratégia da empresa;
Promover a transformação em mercados sustentáveis com pares do setor;
Defender um sistema financeiro orientado para o investimento sustentável a longo prazo;
Colaborar com os formuladores de políticas públicas no pagamento do custo real dos recursos humanos e naturais.

E diante das dicas da Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Empresarial, Rebeca Toyama, formulou 3 valiosas dicas para auxiliar os profissionais, empresas e empreendedores a se tornarem peças fundamentais nessa mudança mundial.

1- Aos profissionais: encontrem caminhos para realizar seu propósito no mundo contribuindo com uma ou mais meta da Agenda 2030;

2- Aos empreendedores: procurem desenvolver produtos e serviços que solucionem problemas reais apontados pelos ODS;

3- Aos líderes: mostrem aos colaboradores com quais metas sua empresa contribui, isso ajuda a dar mais relevância às esquipe e mais sentido ao trabalho.

Sobre Rebeca Toyama

Rebeca Toyama é fundadora da ACI que tem como missão desenvolver competências dentro e fora das organizações para um futuro sustentável. Especialista em educação corporativa, carreira e bem-estar financeiro. Possui formações em administração, marketing e tecnologia. Especialista e mestranda em psicologia. Atua há 20 anos como coach, mentora, palestrante, empreendedora e professora. Colaboradora do livro Tratado de psicologia transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), da Universidade Fenabrave e do Instituto Filantropia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar