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Crescimento na venda de motos estimula mercado a ofertar proteção mais completa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Sueli Santos
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O colunista do UOL, Arthur Caldeira, escreveu uma matéria falando sobre a melhor opção para motos: seguro ou rastreador? Ele conta que entre janeiro e julho deste ano, cerca de 18 mil motos foram roubadas ou furtadas só no estado de São Paulo. A matéria destaca que muitos motociclistas não fazem o seguro da moto porque diversos modelos, de acordo com capacidade cúbica ou uso profissional, não eram aceitos nas seguradoras tradicionais. Isso faz com 95% das motocicletas registradas no Brasil não possuam seguro, de acordo com a Suhai Seguradora, especializada em motocicletas.

O corretor Henrique Mora, ouvido na reportagem, diz que um prêmio de até 15% do valor do bem, ou seja, da moto é aceitável. “Alguns modelos de moto têm um prêmio muito alto, o que praticamente inviabiliza o seguro”, disse o corretor.

A reportagem mostra que ao contratar um serviço de rastreamento para a motocicleta é importante prestar atenção ao contrato, para verificar o valor da cobertura e também os serviços oferecidos. Diferentemente dos seguros convencionais, muitas empresas de rastreamento veicular não oferecem guincho ou assistência 24 horas.

Rastreador com seguro

Por ser caro, muitos motociclistas contratavam serviços de rastreador com seguro contra roubo e furto, mas não conseguiam proteção em caso de sinistros com acidentes e nem indenização por perda total em uma colisão grave.

Henrique Mora explica que a maioria dos serviços de rastreamento de motocicletas só oferece cobertura no caso de roubo e furto. A indenização só é feita se a moto roubada ou furtada não for localizada. Entretanto, muitas vezes a indenização não é de 100% da tabela FIPE, além do que muitas motos são encontradas sem diversas peças, o que causa prejuízo alto para o proprietário.

Mudança no mercado

Artur revela que a Ituran Brasil, empresa especializada em monitoramento veicular, criou um serviço de rastreamento com seguro, que reúne a tecnologia do rastreador Ituran e apólice de seguro da Tokio Marine. “Sabemos da paixão que os motociclistas têm pelas suas motos. Com o rastreador Ituran, eles poderão ter a sua moto de volta e, caso a mesma não seja recuperada, a seguradora irá pagar até 100% do valor da tabela FIPE”, destaca o diretor comercial da Ituran Brasil, Roberto Posternak.

O motociclista ainda pode contratar os serviços adicionais de reparos de lataria, faróis, lanternas e retrovisores e/ou proteção de pneus, rodas e suspensão para imprevistos que podem acontecer no dia a dia, ressalta o diretor da Ituran.

A Suhai, que oferecia apenas rastreamento e indenização por roubo e furto, também passou a ofertar cobertura contra terceiros, depois de incluir indenização por perda total por colisão e danos. “A demanda por esse modelo de cobertura é cada vez maior e o nosso propósito é fazer com que todas as pessoas tenham acesso aos seguros, o que quebra os paradigmas antigos sempre aplicados pelo setor”, afirma Fernando Soares, CEO da Suhai Seguradora.

Por enquanto limitada aos clientes paulistas, a empresa pretende estender a cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos, a tal cobertura contra terceiros, para outras praças, com valores que variam de R$ 20 a R$ 150 mil, para danos materiais e corporais, e de até R$ 20 mil para danos morais. Seguro mais abrangente Mas o aumento na venda de motos – alta de 47,7% no primeiro semestre deste ano – também está atraindo a atenção das seguradoras tradicionais.

De olho no crescimento do setor de duas rodas, muitas seguradoras estão ampliando a aceitação do seguro para vários modelos de motos. A reportagem também conta que a Allianz Seguros passou a oferecer um seguro de moto mais abrangente em aceitação e coberturas. “O novo produto de Moto da Allianz mantém as características dos seguros oferecidos pela companhia anteriormente, com a diferença de que a aceitação de modelos e as coberturas foram expandidas, tornando o produto ainda mais completo para os motociclistas”, afirma David Beatham, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz Seguros.

Com o novo produto, a companhia passou a aceitar mais de 200 modelos de motocicletas de alta e baixa cilindradas e idade até 10 anos. Também permite a contratação com condutores indeterminados para motos com utilização comercial.

A diferença?

Beatham explica que a diferença entre os serviços de rastreamento e o seguro é a cobertura mais abrangente. “O principal modelo de negócio da Allianz é o seguro, que tem como preceito um modelo de comercialização de proteção ampla ao condutor e ao veículo, além de atrelar coberturas e assistências em uma mesma apólice. Ou seja, o nosso objetivo é oferecer um seguro completo, sem surpresas”, garante o executivo.

Atenção à indenização

O mercado de rastreadores para motos tem crescido tanto que atraiu até o interesse de seguradoras tradicionais, como a Porto Seguro. Desde julho, a empresa oferta um rastreador para motocicletas. “Sabemos da grande demanda no mercado e, por isso, queremos entregar um produto com valor acessível, que seja fácil de utilizar e tenha alto nível de confiabilidade”, diz Ricardo Castro, gerente de Produtos do Rastreador Porto Seguro.

Entretanto, o rastreador para motos da Porto Seguro não oferece indenização, caso a motocicleta não seja localizada. O serviço também não se responsabiliza pela recuperação do bem. Por isso é importante, ficar atento à indenização caso a motocicleta roubada ou furtada não seja localizada. Alguns serviços de rastreamento não indenizam o cliente.

No caso da JL Seguro System, que atua há cinco anos no mercado de rastreamento veicular, os planos têm cinco saídas de guincho por mês, troca de pneu e até eletricista especializado, caso ocorra uma pane elétrica na moto.

Mas a indenização, se a moto não for localizada, é feita pelo valor da tabela FIPE, mas com um teto de R$ 30 mil na JL Seguro System. Já na Suhai Seguradora, os valores de indenização variam conforme o modelo da moto, podendo chegar a apenas 80% do valor do bem.

Viagens internacionais

Claro que os valores dos prêmios, quer dizer, a quantia que você paga anualmente para proteger sua moto ou scooter, é menor nos serviços de rastreamento do que nos seguros mais abrangentes. Tudo vai depender do seu orçamento e do que você pretende ter como cobertura.

No caso da Allianz, o motociclista tem à disposição seis opções de ofertas (mais simples ou mais completas, de acordo com sua necessidade de coberturas e serviços). Na assistência 24h, a cobertura oferece serviços como chaveiro, reboque (incluindo pane seca), guarda do veículo, socorro mecânico e reparos residenciais, como encanador, eletricista e help desk.

A empresa ainda oferece extensão de perímetro no Mercosul e Chile, o que amplia a proteção para além do território brasileiro. Uma boa opção para quem vai fazer viagens internacionais de moto. O produto também conta com o seguro Carta Verde automático para CEPs de pernoite na região Sul ou Mato Grosso do Sul, nos pacotes Essencial, Básico e Ampliado, e para CEPs de qualquer parte do Brasil, nos pacotes Máster e Exclusivo.

Uma fraude bem comum que quem pratica pode achar que “não é nada demais” acontece na oficina mecânica. Depois de um sinistro, já que o carro vai para oficina, o segurado acha que pode ser a hora ideal para tirar aquele amassado antigo. A questão é que o amassado não é fruto daquele sinistro.

Isso pode parecer algo inocente. O carro já será consertado mesmo, qual o problema de um reparo a mais? Mentir sobre os danos causados pelo sinistro caracteriza fraude e pode provocar a negativa de toda a cobertura, além de ações judiciais.


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