Brasil,

Black Friday: o SEO precisa estar alinhado com o negócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ivanir Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Black Friday: o SEO precisa estar alinhado com o negócio

Esse profissional não apenas prepara o e-commerce para conquistar novos clientes como busca as tendências de mercado que permitirão à empresa se destacar na principal semana do varejo.

Por João Lee*

Todos sabem que a área técnica precisa estar alinhada com a gestão da empresa para que a tecnologia traga resultados para o negócio. O processo se torna ainda mais vital quando tratamos de SEO na época mais enlouquecedora do ano para o varejo: a Black Friday.

São muitas as estratégias traçadas pela gestão da empresa para fazer com que as vendas tenham sucesso, os números cresçam e os seis dias de Black Friday equivalham ao 13º mês de faturamento do ano. Portanto, não tem jeito: toda empresa precisa estar alinhada com quem trabalha para trazer os clientes para o varejo, em particular, o online.

Por isso destacamos aqui as principais missões do profissional de SEO para a Black Friday:

Sincronia com o negócio – Não apenas durante a Black Friday, mas o tempo todo, o profissional de SEO deve estar em sincronia com a empresa e atento às ofertas que serão lançadas. É importante garantir que os alvos sejam atingidos e que a estratégia da companhia dê certo. Dependendo do tamanho do negócio, os produtos em oferta podem estar na casa de centenas. Para que tudo corra bem, é crítico preparar antecipadamente as melhores fotos, os melhores textos (descrição e título da página), as melhores landing pages, a indexação perfeita. Não é só. Tudo deve ser colocado em páginas que ofereçam alta disponibilidade. Afinal, o jogo da venda on-line envolve entregar o que o usuário busca imediatamente.

Com este trabalho, landing pages conquistam relevância e continuam sendo uma porta de entrada para a sua empresa bem depois da Black Friday. Mesmo que os seus preços voltem ao normal, suas páginas seguirão bem posicionadas nos rankings de busca da internet, pois contarão com um histórico de um bom tráfego durante as liquidações.

Buscar tendências - Ao SEO cabe, ainda, analisar as tendências e entender o comportamento do público. Ao fazer isso, ele traz mais inteligência e insights para o negócio e se antecipa para a demanda que está por vir. Mas vale lembrar que identificar tendências de mercado não é fundamental apenas na preparação de uma Black Friday. Deve ser uma preocupação constante ao longo de todo o ano. O que as pessoas vêm buscando mais nos últimos tempos? O que vem sendo tendência internacional e deve chegar por aqui? E, em função desse cenário, qual será o próximo carro-chefe a ser trabalhado?

Vale lembrar que o mercado consumidor de e-commerce só cresce. Provocados pela pandemia, mais de 13 milhões de brasileiros estrearam nas compras on-line no ano passado, sendo responsáveis por R$ 6 bilhões em compras. Nessa trajetória, experimentaram novos meios de pagamentos, preencheram cadastros, e, agora, prometem voltar para comprar um maior número de itens e produtos de valores mais expressivos.

Ou seja, a missão é desafiadora, o mercado é poderoso e as tarefas são muitas. E se você ainda não começou a se preparar para a Black Friday, corra, porque você já está atrasado.

(*) João Lee é sócio fundador da startup Simplex, especializada em aumento de tráfego e conversão de vendas online


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar