Brasil,

No desespero para mais vendas, chegou a hora de abordar os clientes inativos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcos Biaggio
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

Temos menos de quatro meses para buscar mais clientes e maiores vendas e, assim, obter os resultados que ainda não foram alcançados no ano. A caça desesperada de novos nichos e clientes não se converterá em venda rapidamente – em muitos seguimentos, o ciclo de fechamento é lento e demanda alguns meses até a primeira compra dos prospects.

Cabe a retomada de aspectos básicos da prospecção, como uma olhada cuidadosa para a carteira de cientes inativos – aqueles que não compram há mais de um ano ou que ainda não compraram no ano corrente.

O que os vendedores estão fazendo com aquele grupo de clientes “desprezado” que não compra há mais de um ano?

Vendedores estão varrendo rapidamente a base de clientes ativos, na tentativa de averiguar se há alguma demanda ou mesmo para se fazerem presentes e manterem um posicionamento mais privilegiado que o concorrente. Em seguida acabam se dedicando a prospecções, com o propósito de aportar um novo cliente na carteira. Mas a persistência nas abordagens tem limites. A ênfase para vender a todo custo torna o vendedor um oportunista ou fecha portas por conta de uma insistência descabida e nada criativa. Afinal muitas empresas suspenderam processos de compras ou caminham com alguma demanda por produtos ou serviços a passos lentos.

No mercado B2B, não é hora de abordar clientes e prospects para vender, mas sim para prestar serviço, informar, estreitar laços de parceria e valorizar o elemento humano comprador que vive o receio de perder o seu emprego ou ver a sua empresa definhar pouco a pouco. Nunca foi tão oportuno incluir na rotina diária, do centro do home office, abordagens aos clientes inativos para saber como vão seus negócios e manifestar o desejo de apoiá-los em alguma necessidade para planejar demandas de compras de bens e serviços.

Todos navegam no mesmo barco capitaneado por um vírus que não faz distinção entre comprador e vendedor e ainda influencia os rumos dos negócios em função do grau de movimentação do mercado. A rotação B2B anda em baixa frequência e a sua aceleração é incerta. Momento extremamente oportuno para aparar arestas com clientes inativos, construir uma nova relação baseada na empatia – a competência que falta à maioria dos vendedores que pretendem seguir no ramo no período pós pandemia.

Dedicar-se aos clientes inativos é tarefa para compor o dia a dia dos vendedores. Não será fácil, porém necessário para ampliar o universo de oportunidades, junto com os ativos e os prospects. Quando o mercado sinalizar para a sua retomada tão logo a quarentena começar a ser flexibilizada, possivelmente arrancarão na frente aqueles vendedores que tiverem constituído uma base de oportunidades em cima de ativos, prospects e inativos.

Comece essa rotina com os inativos da seguinte forma:

  • Faça uma relação de todos os clientes que compraram há mais de um ano.
  • Elabore uma comunicação via e-mail ou Whatsapp para saber como o contato está e se continua na função.
  • Esteja preparado para fazer conferências remotas por áudio e imagem.
  • Repasse o que a sua empresa produz ou o tipo de serviço que ela presta.
  • Foque preocupações com o elemento humano e com o andamento da empresa dele.
  • Coloque-se à disposição para conversar sobre o mercado ou fornecer informações sobre o produto ou serviço que vende para “futuros planos de compras”.
  • Peça autorização para encaminhar regularmente novidades de produtos e/ou serviços – tudo que o vendedor precisa é que o inativo valide o fluxo de contatos para reconstruir seu posicionamento.

Naturalmente, à medida que conversas agradáveis e leves vão ocorrendo, as oportunidades de venda virão à tona e o vendedor estará diante de mais uma brecha para negociar antes do que imagina. Afinal, no momento de quarentena, o papel do vendedor é identificar e criar oportunidades onde algumas serão convertidas em vendas em função do grau de afinidade que foi construído. Identificar os limites do precipício pode salvar a relação ou levar o vendedor ao suicídio se ultrapassar a linha tênue. Ou então, com a perspicácia do vendedor e suas boas intenções, os inativos poderão ajudar a engordar o volume de oportunidades em um momento tão caótico da economia.

===================================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.
Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com
Acompanhe meus posts no https://www.instagram.com/marcosbiaggiocoach/
Conecte-se comigo no https://www.linkedin.com/in/marcos-biaggio-a0359311/
Veja meus stories no https://www.facebook.com/marcos.biaggio/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar