Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

pixabay pixabay

O home office foi a alternativa encontrada por muitas empresas desde o início da pandemia do novo Coronavírus, uma vez que pessoas e negócios se viram obrigados a repensar seu formato de trabalho para evitar a propagação do vírus.

Para muitos, o trabalho remoto foi, e ainda é, um desafio, especialmente para aqueles em cargos de liderança, uma vez que, além de gerenciar sua própria produtividade, são responsáveis por acompanhar os resultados de outros colaboradores.

Por isso, a Niduu, aplicativo acessível para desenvolver os colaboradores das empresas, por meio de treinamento no celular, lista algumas dicas de ações simples que podem ajudar a manter a boa performance da equipe que segue em home office.

1. Alinhe as expectativas

É necessário coerência e transparência para que as informações sejam passadas de uma forma que o seu time compreenda e consiga agir de acordo com o que você espera. Para isso, explique à sua equipe quais são as expectativas para com cada um, e que os resultados precisam ser alcançados independentemente da sua localização. Vale ressaltar que toda comunicação deve ser feita de maneira cordial e respeitosa, a fim de estabelecer conexões genuínas e manter o bom ânimo de todos.

2. Ferramentas para ajudar na nova rotina

Ao adotarem o modelo de home office, muitas pessoas enfrentam desafios, afinal, não é fácil abandonar a rotina de ir todos os dias para o escritório, um ambiente inteiramente preparado para facilitar uma rotina de trabalho, e adaptar-se à nova realidade em casa. Dessa forma, é importante estabelecer horários, rotinas e apresentar ferramentas e métodos de organização que possam auxiliar nesse processo.

3. Estabeleça os canais de comunicação

Quais são os canais de comunicação que tem a maior aceitação pela a sua equipe? Chats institucionais? Whatsapp? E-mail? Converse com os colaboradores e estabeleça, em conjunto, quais canais deverão ser utilizados para garantir uma comunicação mais eficiente com todos.

4. Delegue algumas atividades e acompanhe seus resultados

Delegar as atividades certas para as pessoas que melhor podem desempenhá-las pode ajudá-lo a criar uma equipe mais independente, criativa e produtiva, além de desenvolver habilidades de liderança e protagonismo. Antes de tudo, avalie a sua equipe e o perfil de cada colaborador, a partir de suas habilidades e experiências, de forma a delegar tarefas que cada um possa concluir da melhor maneira possível, e acompanhe sua evolução.

Planilhas e pastas compartilhadas podem ajudar a acompanhar os resultados, identificar quem está com suas entregas atrasadas, sobrecarregado com tarefas demais ou livre, com poucas tarefas ou nenhuma. Dessa forma, você poderá fazer uma gestão mais igualitária e justa, para que todos tenham volumes de trabalho possíveis de serem realizados, além de poder acompanhar o desenvolvimento de todos pela qualidade das suas entregas.

5. Gamifique

Enxergue os seus colaboradores como jogadores de um mesmo time, que têm papéis diferentes, mas trabalham juntos para alcançar um objetivo comum. Algumas técnicas de gamificação muito simples são eficazes para manter o seu time engajado e produtivo, como um sistema de pontuação por tarefas concluídas e recompensas.

Entenda o que motiva os colaboradores e utilize essa informação para alcançar melhores resultados. O que os seus colaboradores querem? Certificados? Prêmios? Uma recomendação por competência no LinkedIn?

6. Esteja presente

A distância física não implica necessariamente no afastamento da sua equipe. Encontre formas de se comunicar diariamente com todos os seus liderados, mostre-se aberto para trocar ideias, fomentar discussões construtivas em grupo e oferecer feedbacks constantes.

Uma maneira de fazer isso é por meio do Daily Scrum, um modelo de reunião rápido e eficiente no início ou fim de cada dia de trabalho. Nesse momento, discute-se o que cada integrante do time já realizou e traça um plano para o próximo dia, a partir dos desafios identificados e aprendizados adquiridos diariamente.

Reuniões diárias promovem uma melhor comunicação e fazem com que o processo de tomada de decisão se torne ainda mais ágil.

Com essas simples mudanças é possível manter uma boa gestão de equipe durante a atuação no home office, desde manter os colaboradores motivados até mesmo realizar o controle das atividades de forma remota.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar