Brasil,

A importância do uso da tecnologia para atender as normas do ESG

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Raicoski
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Dootax, startup que otimiza as rotinas fiscais mostra como é possível utilizar a tecnologia para melhorar as questões ambientais, sociais e internas de uma empresa

A sigla ESG vem de Environmental, Social and Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança. Na prática, trata-se de três critérios que permitem medir os impactos sociais e ambientais dos investimentos e da norma de conduta de uma empresa. Esses fatores têm ganhado cada vez mais visibilidade em uma sociedade que passou a valorizar empresas responsáveis com o meio ambiente, a sociedade e a própria gestão.

Pensando nesse aspecto, é possível notar que esses pilares podem ser diretamente ligados ao desenvolvimento tecnológico. É o que mostra a Dootax, startup que através de um software automatiza a emissão e pagamento de tributos e otimiza as rotinas fiscais, ao pensar no meio ambiente e na sustentabilidade, praticando a economia de materiais como o papel, que é muito utilizado em guias de pagamento de tributos, com o uso de vias virtuais, se encaixando no termo “E” - Environmental.

“No pagamento de tributos, existem empresas que utilizam um material extenso como comprovantes de pagamento e documentos diferentes para cada mercadoria. Muitos desses materiais e papéis acabam indo para o lixo, com o tempo. Além de facilitar um processo manual demorado, nós também economizamos um material que pode afetar diretamente o meio ambiente com o uso de papéis, tinta para impressora e energia elétrica, e realizamos o armazenamento dessas guias de forma digital", explica Thiago Souza, head de marketing e co-fundador da Dootax.

Outro índice de extrema importância do ESG é o de “Governança”, que é um dos principais focos da startup, que tem o compromisso de zelar pela boa condução dos processos corporativos, se atentando aos fatores de independência e composição do conselho, conduta corporativa, relação com entidades do governo e políticos e investindo em mecanismos para impedir casos de corrupção, assédio e discriminação.

Souza acredita que para oferecer um progresso significativo nos setores sociais é preciso, primeiro, começar com mudanças de paradigma nas relações interpessoais e profissionais dentro da própria empresa. A tecnologia também se mostra efetiva nesse aspecto, já que o armazenamento e controle digital oferecem mais segurança e possibilitam um ambiente menos suscetível à fraude.

“Como armazenamos e controlamos todos os tributos pagos de forma digital, oferecemos uma ferramenta mais segura, que necessita de aprovação superior para ser acessada. Ao deixar todos os processos documentados em um só lugar, de forma virtual, fazemos com que seja possível que a empresa veja todas as informações dos valores que pagou de tributos, por exemplo. Mas somente as pessoas com autorização poderão acessá-las, e é preciso outra autorização para a inserção de novos documentos".

O processo, explicado por Thiago, garante uma fiscalização minuciosa do material armazenado que não poderia ser realizada de forma manual, preservando as informações de todas as partes envolvidas. Aderir a ESG é importante para cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança, “nos dias de hoje é preciso ter uma gestão interna que transmita confiança e segurança, estruturando um modelo de sociedade que pode ser baseado no desenvolvimento humano e ambiental, que estão ganhando importância em toda a sociedade e também nos investimentos”.

Sobre a Dootax:

Em um dos sistemas tributários mais burocráticos do mundo, a Dootax simplifica as rotinas fiscais das empresas. Fundada em São Bernardo do Campo (SP) em dezembro de 2018, a startup criou uma plataforma de RPA fiscal que revolucionou a maneira de lidar com as obrigações tributárias no Brasil. As soluções abrangem a emissão e pagamento de tributos,consulta agilizada de CND e a organização e notificação automatizada de DT-e.O software garante agilidade, segurança e o compliance fiscal que as empresas tanto buscam. https://dootax.com.br/.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar