Brasil,

Diversificação de mercado na pandemia é possível?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Vitor Ruvolo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O tema é apaixonante para quem está na área de negócios porque não há uma regra universal. E toda empresa de médio e grande porte com uma trajetória mínima já se deparou com ele: diversificar ou nichar mercado? Arriscar ampliar a atuação para além do core business ou focar na especialidade construída até então?

Some-se a essa já complicada dúvida o fator Covid-19, a primeira pandemia do mundo tecnológico e globalizado. Se a conta parece caminhar para uma solução mais conservadora, a de que não é hora de mudar, compartilhamos com o leitor o case da Montana Química, que, por 68 anos focada no core business da madeira, decidiu explorar um novo mercado: o de limpeza pesada.

A Montana Química é uma multinacional brasileira referência em tratamento, preservação e proteção de madeira - tanto na área industrial, com produtos utilizados nas madeiras in natura, quanto no varejo, com portfólio que inclui vernizes, stains, cupinicidas, entre outros.

A empresa decidiu que havia chegado a hora de diversificar seu mercado, oferecendo aos consumidores uma gama maior de produtos. Para isso, escolheu um segmento dentro de sua área de atuação, que é a construção civil, e que não fugisse a uma de suas principais expertises, a tecnologia e inovação na área química.

Deu-se início, então, ao plano de diversificação de mercado que a Montana Química fez em toda a sua trajetória. No mês passado, a multinacional lançou a marca Tudo Plim, mergulhando no mercado brasileiro de domissaniantes com um portfólio de sete produtos para o varejo, com foco tanto no pós-obra da construção civil (profissionais do setor) quanto no ambiente doméstico (público geral).

O lançamento é muito recente para se falar em resultados, mas, expectativa e otimismo à parte, a Montana Química fez um detalhado estudo de mercado, com metas realistas e progressivas. O novo portfólio baseia-se em formulações que vinham sendo desenvolvidas há tempos pela empresa. E estamos lidando com os mesmos parceiros nos pontos de venda, o que facilita nossa capilaridade no novo mercado.

Estamos ainda nos passos iniciais dessa jornada. E se há uma conclusão que podemos tirar dela para quem quer se aventurar em uma diversificação de mercado é que não há uma caixinha de soluções prontas. Claro que é preciso pesquisar, estudar, analisar, da teoria à prática. Mas não é só isso. É nesses momentos que planejamento e feeling, pesquisa e criatividade, empatia com as necessidades do mercado, conhecimento e sensibilidade encontram o ponto de união.

Elaine Guedes é diretora comercial da Montana Química.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar