5 dicas para atrair e reter jovens talentos na sua empresa
A instrutora de RH na Udemy Ana Cristina Moraes fala sobre o que os jovens valorizam no mundo corporativo
Nesta semana, no dia 15 de julho, é comemorado o Dia Mundial das Habilidades Jovens, data proposta pela ONU em 2015 para exaltar a importância do investimento na formação dos jovens, que representam o futuro.
Por isso, a Udemy, marketplace de ponta de aprendizado e ensino online, junto com Ana Cristina Moraes, instrutora de RH na plataforma, fez uma lista com cinco dicas para atrair e reter jovens talentos. O objetivo da lista é ajudar empresas a consolidarem equipes jovens motivadas e produtivas. Veja a seguir:
1- Criar processos seletivos mais inovadores. É cada vez mais comum que as empresas invistam na digitalização das suas áreas de atração de talentos e dos próprios processos seletivos. Há opções de processos seletivos com jogos, entrevistas gravadas em vídeo, dinâmicas de grupo online e por aí vai. Os candidatos jovens recebem isso muito bem.
2- Manter discurso e prática alinhados. Muitos jovens entram num emprego atraídos por como a empresa define a si mesma – por exemplo, como uma empresa inovadora. Se, ao chegarem para trabalhar, o clima e a cultura organizacional não refletirem essa ideia, eles tendem a se desengajar e a permanecer na empresa por menos tempo.
3- Oferecer flexibilidade e possibilidade de trabalho remoto. Já que têm maior aderência à tecnologia e agilidade, os jovens valorizam muito a possibilidade de trabalhar de onde quiserem e com flexibilidade – não necessariamente cumprindo uma jornada de trabalho de 8 horas com pausa de 1 hora para o almoço.
4- Proporcionar um propósito. Muitas vezes, os ciclos dos jovens nas empresas não ultrapassam os dois anos, principalmente se eles não se sentirem conectados com o que fazem ou não virem um propósito no seu trabalho. Uma ótima forma de engajar os jovens talentos é oferecer a oportunidade de fazer trabalho voluntário, por exemplo.
5- Fornecer treinamento contínuo. Oferecer treinamento faz sentido para qualquer faixa etária, principalmente se esse treinamento estiver alinhado ao planejamento de carreira do funcionário. No caso dos jovens, é preciso deixar claras para eles a necessidade e a relevância do treinamento oferecido, para que eles possam criar uma conexão com o que será aprendido. Plataformas como a Udemy Business, por exemplo, permitem que as empresas criem trilhas de aprendizado para os seus funcionários, de acordo com as necessidades da empresa e os interesses dos profissionais.
“Os jovens talentos querem, ao trabalhar numa empresa, principalmente, coerência entre o discurso e a prática dela. Eles tendem a ser mais empreendedores e realistas e trazem oxigenação para o ambiente corporativo, pois têm energia e vontade de fazer a diferença”, diz Ana Cristina.
Sobre a Udemy:
A missão da Udemy é criar novas possibilidades para pessoas e organizações de qualquer lugar, ao conectá-las ao conhecimento e às habilidades de que elas precisam para ter sucesso em um mundo que está mudando. A plataforma de marketplace da Udemy, com milhares de cursos atualizados em dezenas de idiomas, fornece as ferramentas de que alunos, instrutores e empresas precisam para atingir os seus objetivos e o seu potencial máximo. Milhões de pessoas aprendem na Udemy com especialistas do mundo real, em temas que vão desde programação e ciência de dados até liderança e team building. Para as empresas, a Udemy Business oferece uma plataforma de treinamento e desenvolvimento de funcionários, com acesso por assinatura a milhares de cursos, learning analytics e a capacidade de hospedar e distribuir o seu próprio conteúdo. Entre os clientes da Udemy Business, estão Apple, Eventbrite, Unilever e Volkswagen. A Udemy é uma empresa privada e sediada em São Francisco (nos Estados Unidos), com escritórios em Denver (também nos Estados Unidos), Brasil, Índia, Irlanda e Turquia. Entre os investidores da Udemy, estão Insight Partners, Prosus (Naspers Ventures), Norwest Venture Partners, Stripes e Benesse Holdings.
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