A empatia no mundo dos negócios para sobrevivência corporativa
Obra da influenciadora comportamental Tati Gracia focada na humanização além do marketing estará disponível na Ubook a partir de 13 de julho
A Ubook, maior aplicativo de audiotainment da América Latina, anuncia o lançamento do livro “Empatia, humanização além do marketing”. A obra, escrita por Tati Gracia, mestre em Análise do Comportamento Humano e referência em comportamento de consumo e empatia no Brasil, traz o conceito de humanização não apenas para o marketing, mas para toda a empresa, colocando sempre o consumidor no centro das tomadas de decisão e fortalecendo a cultura de empatia nas organizações. O novo livro estará disponível nas versões impressa, audiobook e e-book a partir do dia 29 de junho.
“O isolamento social e a pandemia nos obrigaram a entender um conceito mais amplo de se colocar no lugar do outro, que fez com que as marcas tivessem que ir até onde o consumidor está. Isso traz um novo significado, afinal saímos de uma era da conveniência, na qual o conceito é atender o gosto e a necessidade do consumidor, e entramos na era da assistência, voltada ao proteger, amparar e ajudar”, explica Tati Gracia.
“A peça-chave por trás disso é a empatia, uma vez que cada consumidor tem um comportamento singular e, portanto, a sua própria jornada. Nesse cenário, a humanização por trás dos atendimentos e dos dados se tornou, ainda mais fundamental. As máquinas identificam padrões, e nós seres humanos gerenciamos emoções.”
Convite a um novo olhar
Ao longo de sua carreira, Tati Gracia percebeu a necessidade crescente de as corporações desenvolverem um olhar focado no outro, bem como serem empáticas, inclusivas e socialmente relevantes. Trata-se de uma estratégia de sobrevivência e humanização que engloba diversos setores de uma companhia.
Ao mesclar teoria e análise de casos de empresas nacionais e internacionais, a autora aplica o conceito de empatia perpassando temas da atualidade como a geração 60+, diversidade, liderança, tecnologia, pensamento digital e design thinking. “É uma obra que traz um convite a esse novo olhar - agora mais do que nunca focado no outro, na humanização”, ressalta.
“Parafraseando o educador, pensador e filósofo Paulo Freire, é fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, em um dado momento, a sua fala seja a sua prática”, comenta Tati Gracia. “No meu caso, a materialização da prática veio na forma de um livro que reflete minha crença na empatia e na forma de evoluir nossa missão no mundo corporativo.”
Poderoso antídoto
O resultado de toda essa dedicação e esforço é a criação de um antídoto poderoso para estes tempos difíceis de enfrentamento coletivo e uma proposta eficaz para ressignificar todas as áreas de uma empresa daqui para frente.
A empatia não é apenas tema do livro, mas também foco de todo o projeto. Com uma linguagem simples, direta e de fácil leitura, é possível compreender o conceito de empatia e como ele se aplica ao cotidiano e às estratégias das empresas. O conceito, além de ser abordado e explicado, é aplicado também na obra. Cada caso é acompanhado de um QR Code ou link que redireciona o leitor para os vídeos e sites das campanhas mencionadas, adicionando interatividade ao livro.
“Empatia não é teoria, é atitude. É uma habilidade a ser aprendida e exercitada. Nesse contexto, se faz necessária a diversidade, afinal o grande desafio é saber se colocar no lugar do outro, seja ele quem ele for”, afirma.
Múltiplos formatos
A publicação em três formatos possibilita que o material chegue a uma maior diversidade de públicos, indo ao encontro do que a autora acredita: “Entendo que existem diversos tipos de leitores e entregar formatos diferentes para cada um é também uma forma de empatia”, diz Tati Gracia.
É justamente aplicando os conceitos de empatia e humanização em sua forma e conteúdo, que a obra amplia o conhecimento sobre esses temas, ressaltando comportamentos e habilidades necessárias para estabelecer uma conexão genuína entre consumidores e marcas nos novos tempos.
Sobre Tati Gracia
TATI GRACIA é referência em comportamento de consumo e empatia no Brasil. Atua há mais de 20 anos em empresas multinacionais, liderando projetos desafiadores que buscam direcionar marcas e inovações a partir da compreensão do comportamento humano.
Iniciou sua carreira como sócia-fundadora da startup ParPerfeito, atuou no lançamento do primeiro carro vendido pela internet no Brasil, da Ford Motor Company, ajudou na construção da área de Consumer Insights da Natura Cosméticos, foi diretora de Inovação da Mondelēz Brasil e atualmente é diretora de Marketing Excellence da companhia.
É colunista da Consumidor Moderno, na qual escreve sobre comportamento e empatia. É professora da disciplina Comportamento do Consumidor no MBA de Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas, além de atuar voluntariamente como mentora de startups.
Tati é formada em Comunicação Social pela PUC-RJ, com passagem pela escola de Marketing da Universidade de Santa Barbara, na Califórnia (EUA). Complementou sua formação com o MBA em Marketing pelo Ibmec RJ, e o Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento Humano pela PUC-SP.
Ancorada em seu propósito de vida e carreira, iniciou em 2021 sua terceira pós-graduação, desta vez em Gerontologia, pelo Hospital Israelita Albert Einstein, com a qual tem o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o processo de envelhecimento e, assim, ser capaz de empatizar e propor soluções humanizadas que visam a melhora da qualidade de vida, da autoestima e a relevância dessa geração na sociedade em que vivemos.
Sobre a Ubook
Lançada no início de outubro de 2014, a Ubook é o maior aplicativo de audiotainment da América Latina. Por um valor mensal é possível ter acesso ilimitado a todo o catálogo através do aplicativo. Além dos audiobooks e podcasts, a Ubook inovou o segmento trazendo também séries e documentários originais, notícias e ainda ampliou sua oferta ao disponibilizar também ebooks para seus assinantes. Com a crescente demanda por conteúdo em áudio no país, a plataforma lançou recentemente a Ubook Music e a Ubook FM, uma nova área que oferece música de diversos gêneros para assinantes e não assinantes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário