Brasil,

Como trabalhar a mediação de conflitos em todos os tipos de negócios sem complicações ou prejuízos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lígia de Matos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Mestre em Mediação e Resolução de Conflitos, Annemarie Richter, atua há mais de 15 anos estabelecendo relacionamentos entre empresas e comunidades e possui cursos especialmente desenvolvidos para facilitar os diálogos que muitas vezes podem parecer infrutíferos. O cerne de seu trabalho é ensinar os processos para facilitação e resolução de problemas que, muitas vezes, parecem irresolvíveis.

De acordo com a professora e consultora, a situação conflitiva é subjetiva, embora possam existir causas que, por si só, justifiquem o conflito, ele só surge se essas causas forem “sentidas” como tal pelos sujeitos. Se ninguém tem consciência que há um conflito, ele não existe.

Outro ponto a ser levado em consideração é a importância que valores pessoais e culturais tem na percepção dos conflitos e no modo como as pessoas buscam a sua resolução. Conflito são construções históricas e culturais. São crises nas interações humanas. E, para tais é preciso enxergar que cada conflito possui seu lado objetivo e seu lado subjetivo.

O lado objetivo mostra o que está em disputa, as necessidades aparentes ou aquilo que é entendido como necessidade. Já o subjetivo traz sentimentos, necessidades, valores, interesses, preocupações, desejos, expectativas, frustrações e muito mais. Os conflitos podem ser destrutivos ou construtivos e, para resolvê-los primeiro é preciso compreendê-lo.

"O conflito possui uma força intrínseca que, se canalizada pode ser muito produtiva – pensemos em tudo que aprendemos a partir da necessidade gerada por conflitos, por restrições, por exemplo. Só que todos nós temos preconceito com o conflito porque não paramos para analisar o que ele tem a nos ensinar sobre o outro e, principalmente, sobre nós e é aí que podemos crescer, aprender e nos desenvolver”, ensina Annemarie Richter.

Segundo a especialista, para participar de um diálogo produtivo e propositivo é preciso preparação, dedicação na compreensão de pessoas interessadas, temas, acertos e erros corporativos, possibilidades e obstáculos, pontos de convergência e divergência. É preciso também despender tempo na preparação do diálogo para evitar desperdício de tempo e energia com judicialização de processos. “Tempo é o novo luxo, um recurso que, se despendido, não volta, não há como repor”.

Guia para Transformação de Conflitos e Olhares Socioambientais

Em junho, Annemarie lançou o livro “Guia para Transformação de Conflitos e Olhares Socioambientais” (2021 – editora Gulliver), voltado para todos os profissionais, ou melhor dizendo, para todas as pessoas que precisam lidar com relacionamento e mediação de conflitos no dia a dia.

O Guia é um livro técnico porém de fácil leitura, bastante palatável para todos os públicos, com muitas dicas e insights da autora, assim como exemplos ricos e analogias que facilitam a compreensão do conteúdo. O livro, entre diversos outros aspectos, fala um pouco mais sobre as pessoas, pois não lidamos e conversamos com prédios, casas e empresas e sim – sempre – com pessoas e a importância da escuta.

O livro ainda apresenta uma breve compreensão sobre os conflitos e a sua lógica de desenvolvimento e os quesitos mais importantes para a transformação dos conflitos – reenquadramento e competências socioemocionais –, além de um roteiro simples para identificar as emoções mais desafiadoras.

“Invariavelmente, relacionamentos trazem conflitos. Podem existir relacionamentos que não percebem, não tratam ou escondem muito bem os conflitos, mas eles sempre estão presentes. Não existe relacionamento sem conflito. Como gosto muito de falar, existem somente três certezas na vida: nascer, conflitar e morrer. É preciso perder o medo do conflito e aprender com ele”, finaliza Annemarie.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar