Brasil,

Coleta de Dados Ajuda a Criar Seguros Personalizados

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Nesta quarta, dia 16, foi o segundo dia da 3ª edição do Insurtech Latam Fórum, evento da América Latina voltado para insurtechs. Em um dos painéis do dia a inteligência artificial foi tema: ‘O algoritmo do futuro: Como a inteligência behavior está criando uma nova geração de apólices à medida do perfil do segurado’.

Os participantes falaram, entre outros assuntos, sobre como as seguradoras podem oferecer uma experiência personalizada para seus clientes. Participaram do painel Fabio Dragone, Diretor de Digital, CRM e Inovação do Grupo Bradesco Seguros; Fabio Morita, diretor de dados e serviços analíticos da Porto Seguro; Guilherme Marra, cientista de dados especialista em tecnologia da Shift; Leonardo Lima, country officer Brasil da Better Fly e o mediador Weliton Costa, diretor de desenvolvimento de negócios divisão américas da eBaoTech.

Inicialmente, Weliton Costa questionou sobre a dificuldade de se encontrar mão de obra para “sustentar a inovação analítica e digital”.

Flavio Dragoni disse que esse é um desafio que o mercado está enfrentando. “Há uma competição ferrenha por devs, UXs, designers e data science”, disse. Ele explicou que no Grupo Bradesco a opção foi tentar criar ambientes favoráveis para que esses profissionais escolham a empresa para desenvolver carreira.

Leonardo Lima disse que na Beter Fly o desafio é ter pessoas e talentos para colocar a visão de como por em prática as ideias e propostas da insurtech. “Uma das coisas que funcionou é ser uma empresa com propósito claro. Isso ajudou a atrair talentos, revelou.

Já Fabio Morita disse que a Porto Seguro aposta em um ambiente favorável para crescimento profissional. “Somos mais que uma seguradora. A diversidade de problemas é grande. Temos problemas interessantes para digital analytics. Uma empresa interessante para aprender rapidamente”, afirmou.

Outro tema levantado por Weliton para discussão dos participantes foi sobre o uso da inteligência artificial na criação de produtos que atendam às necessidades dos segurados.

Morita falou sobre o papel de analytics na criação de produtos e disse que o levantamento de informações é fundamental e, no caso da Porto Seguro, a inteligência artificial é usada por meio da telemetria. “Usamos para induzir comportamentos no cliente. Na Porto usamos o App Trânsito Mais Gentil por meio de uma gamificação. A telemetria é a quantificação dos riscos”, disse.

Segundo ele, é possível descobrir hábitos de vida das pessoas e criar produtos. “Não basta saber da pessoa, mas criar uma oferta que se encaixe na necessidade dela”, ressaltou.

Leonardo explicou que no caso da Better Fly a proposta de valor tem uma série de integrações. “Integramos produtos de bem físico e financeiro. E depende do usuário usar do jeito que ele gosta. A customização é tanto pelo uso quanto pela forma que ele gosta”, explicou.

Já Guilherme destacou haver ruídos sobre inteligência artificial. “Às vezes, empresas dizem que trabalham com isso e não trabalham”. Ele ressaltou que o uso de inteligência artificial para detecção de fraude permitiu que a Shift alcançasse muitos avanços. “Ao entender dados estruturados junto com dados externos conseguimos identificar anomalias”, relatou.

Leonardo ressaltou que é preciso estar em compasso com as regras da LGPD. “É condição sine qua non. O segurado que entra na nossa comunidade passa a ter facilidades e todo uso é autorizado e tem um benefício claro que o usuário aceita”, disse.

Guilherme ponderou que a inteligência artificial tenta identificar padrões nos dados e citou o que é feito pelas big techs (Google, Apple) e chamou atenção para o fato de que é preciso evitar os vieses discriminatórios. Ele exemplificou com o fato de que foi percebido que a Apple oferecia empréstimo maior para homens e valores menores para mulheres. “Dados personalizados podem impedir isso. Tem algoritmos para evitar esse tipo de viés”, alertou.

Morita levantou uma questão sobre o corretor de seguros. “Esse é um desafio importante para empresas que têm corretor como principal canal que é fazer a migração para o mundo digital trazendo sempre o corretor conosco”, disse.

Ele lembrou que a venda direta não é barata e que nos mercados que têm venda direta, o corretor tem relevância no processo. “O corretor tem vida longa”, disse.

Dragoni concordou. “Acreditamos no papel do corretor que é forte no papel de conselheiro do cliente. Nos seguros mais complexos, o corretor é essencial. Por isso, trabalhamos para oferecer os corretores o que tem de melhor em dados para que eles possam fazer a venda com o melhor aconselhamento”, ponderou.

Ele ressaltou ainda que o cliente é quem deve escolher como ele vai consumir o produto. “Ele tem que ter um produto adequado, customizado independente do canal que ele vai nos acessar, mas o corretor precisa estar com a tecnologia de ponta disponível”, ressaltou.

No fim do painel, Leonardo disse que a Better Fly acaba de receber investimento de fundos importantes. “O uso desses fundos é para preparar nossa chegada ao Brasil e oferecer nossa proposta às empresas brasileiras. Já estamos em conversas avançadas com seguradoras e fornecedores”, revelou.

Guilherme disse que a Shift também recebeu aporte em série B. “Estamos expandindo para América Latina e trabalhando além da detecção de fraude que é algo que conhecemos bastante”, finalizou.


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