Brasil,

Webinar reuniu docentes internacionais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ENS
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Encontro foi promovido pela Academia de Seguros e Fundo de Pensões de Angola

Um webinar internacional reunindo especialistas de renome dos mercados de educação e formação africano, europeu e brasileiro, discutiu, na tarde da última quinta-feira, o tema “Desafios na formação de quadros no setor segurador”. O diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto, foi um dos convidados do evento, promovido pela Academia de Seguros e Fundo de Pensões (ASFP), instituição de ensino profissional de direito angolana.

Moderador da reunião, o fundador da ASFP, Gabriel Cangueza, fez a abertura do encontro ressaltando a importância dos centros de formação de profissionais de seguros em todo o mundo, uma vez que toda a aplicabilidade profissional no mercado é fruto desta educação.

“Escolas, universidades e centros de formação profissional são um elo entre mercados e academia. Tudo que aplicamos é fruto de uma formação. A falta de professores, de conhecimento e de interesse dos estudantes do ensino médio nos é muito percebida. Tudo relativo ao que é matéria de seguros não é bem passada. Portanto, este encontro tem como objetivo adquirir destes profissionais conhecimento e estratégias que vêm sendo aplicados com a experiência nesses países”, salientou Cangueza.

Sensibilização dos jovens para oportunidade em seguros

O webinar, transmitido de Angola, reuniu, além do diretor Mario Pinto, o professor universitário e pós-graduado em Finanças e Mercados Financeiro, Adão Sebastião; o Internacional Treiner Consultant, Ricardo Maciel; e o jurista e professor de Banca e Seguros, António Menezes.

Mario endossou as falas de Gabriel, especialmente no que tange à sensibilização dos jovens brasileiros, assim como os angolanos, a ter um olhar de oportunidade profissional do mercado de seguros. “As dificuldades para o formador de quadros profissionais aqui no Brasil são as mesmas. O aluno do ensino médio raramente põe no radar que o setor de seguros é um mercado importante. Ele vislumbra o mercado financeiro, mas pouco enxerga o segurador. Nosso desafio é justamente sensibilizar o jovem que o nosso mercado, de fato, vai lhe garantir empregabilidade. E que este cérebro merece entender sobre esse negócio. Precisamos convencê-los de que é um bom negócio”, pontuou.

Formação e qualificação que preze pelo overview

Antecipação de um futuro que os consultores previam, tecnologia embarcada na educação, tendência forte de digitalização, junto com a inteligência artificial, open insurance, sandbox, telemedicina, apólice múltiplas e o novo papel do corretor foram temas amplamente discutidos pelos convidados. Todos os assuntos sempre pontuados com a importância de se ter uma visão de formação educacional e profissional que preze pela adaptação, alto nível técnico e qualificação no overview.

Os debatedores comentaram que os acontecimentos do mercado internacional de seguros não os surpreenderam, uma vez que foram antecipados pela pandemia da Covid-19, pois já eram previstos para acontecer em 2025. Segundo eles, o apoio técnico e o teletrabalho foram adiantados em 5 anos. Isso exige que os profissionais de agora e os do futuro tenham um alto nível técnico e comercial, busquem parcerias estratégicas de forma mais rápida e tenham conhecimento do produto não apenas no aspecto financeiro, mas como um todo de funções. A qualificação técnica será importante, mas a de suporte ao cliente e às aplicações também, e ainda mais.

“A chegada da pandemia fez com que as resistências dos docentes virassem pó. Ambos, discentes e docentes tiveram de se adaptar. Temos agora de preparar o profisisonal para quando ele sair da faculdade, quando tiver inserção profissional. Enxergar quatro, cinco anos à frente. Enxergar como será este papel é um grande desafio. O estudante ou profissional avesso às tecnologias dificilmente prosseguirá nos seus negócios e atenderá seu mercado adequadamente”, concluiu Mario.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar