Brasil,

2021: Cenário de mudanças

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alexandre Del Fiori, gerente técnico do Sincor-SP
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Alguma vez nós paramos para pensar a respeito de quanto o mundo já se transformou desde que aqui (na terra) chegamos?

Para não voltar muito no tempo, lembro das grandes navegações que resultaram em descobrimentos de novas terras, novos povos, novos hábitos, novas formas de consumo.

Na linha do tempo a invenção da imprensa, da revolução industrial que trouxe novos paradigmas de desenvolvimento, das grandes guerras que mudou a face do planeta, do início da computação, do telex, do fax, do e-mail, etc., somente para falar pouquissimamente do macro.

Trazendo essa realidade de mudanças para nosso meio profissional todas, sem exceção, trouxeram impactos no nosso cotidiano e modificaram nossa forma de conduta no trato do dia a dia.

Lembro que em 2003/2004, o órgão regulador do setor de seguros proporcionou a implementação de nada mais nada menos de cinco principais normas que mudaram a cara dos produtos no mercado tais como 239, 251, 256, 321 sem falar na Resolução CNSP 104 e outras.

Assim, estamos novamente frente a novas mudanças que vão impactar nosso dia a dia. Elas podem se mostrar assustadoras em um primeiro momento, pois, independente se for algo pequeno ou grandioso, remetem a ter que fazer de modo diferente algo que já estava acostumado de outro jeito. Não há saída. Veja o caso da Kodak que de líder do mercado fotográfico foi à falência, com muita certeza de que, seus gestores à época se recusaram a abraçar as mudanças trazidas pelo avanço tecnológico.

Temos então uma nova remessa de normas a serem seguidas destacando-se as de cunho geral tal qual a LGPD, Sandbox Regulatório, Open Insurance, Circular 612 de Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo que anteriormente abrangia somente os corretores que tinham faturamento acima de R$ 12 milhões e que, agora, é válida para qualquer faturamento, Resolução 382, relativa a informação do valor da intermediação e, a mais recente em Consulta Pública que trata da aceitação do risco e da sua vigência, deixando a critério da seguradora o prazo para a recusa da proposta e eliminando a aceitação tácita do contrato.

Especificamente, no que tange as seguradoras, temos as Circulares já em vigor 605 de guarda de documentos, 620 que trata das regras para operação dos seguros do grupo patrimonial, Circular 621 para seguro de danos, Consulta Pública para substituir a Circular 437 dando uma nova cara aos produtos de responsabilidade civil, sem falar no que virá.

Desta forma, não há como fugir da realidade uma vez que, mudanças podem ser dolorosas e desafiadoras, mas são capazes de proporcionar oportunidades fantásticas para aqueles que a elas se dispuserem.

Em algum momento e, em algum lugar, Charles Darwin escreveu:

Não serão os mais fortes que sobreviverão, nem os mais inteligentes, mas sim, aqueles que se adaptarem.

Alexandre Del Fiori, gerente técnico do Sincor-SP


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar