Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Adquirente: como está a jornada do seu cliente?

pixabay pixabay

*Por Celina Koshimizu, Consultora de Negócios da FICO

Em cada fase do ciclo de vida de um cliente, há pontos de interação e tomadas de decisão. No mercado de adquirência, não é diferente. Tomar as melhores decisões em cada fase do ciclo, aproveitando cada informação disponível, faz toda a diferença na experiência do cliente e na eficiência do negócio.

Vamos exemplificar brevemente decisões e interações do adquirente ao longo do ciclo: segmentação, aquisição, rentabilização, retenção e recuperação de clientes.

Na fase de segmentação há diversas decisões a serem tomadas concomitantemente, podendo ser mais simples como tipo de terminal a ser fornecido, ou mais específicas como qual a operadora do chip a ser embarcado na maquininha.

Com base em informações muitas vezes imprecisas como volume de faturamento anual previsto combinado com o ramo de atividade do estabelecimento, podem-se atribuir diferentes taxas de desconto - MDR - para o cliente em processo de credenciamento.

Na fase de aquisição do cliente é necessário cumprir etapas de "conheça seu cliente" (KYC) e análise de riscos. Segue-se mais um momento de análise e decisão, que pode ser totalmente automatizada, com consultas a birôs e listas internas, ou requerer tratamento manual, com revisão de dados recebidos e pesquisas adicionais.

Uma vez iniciado o relacionamento com os terminais instalados e em uso, podemos exemplificar algumas tomadas de decisão implícitas na fase de rentabilização:

- Possibilidade ou necessidade de revisão de taxas

- Contemplar clientes em campanhas de isenção de aluguel ou taxas promocionais

- Análise de risco e rentabilidade para oferta de crédito

Para prorrogar ao máximo a fase de rentabilização, também é fundamental estar atento a sinais de desgaste do relacionamento como, por exemplo, repetidas chamadas para manutenção de equipamentos. Monitorar os motivos de contato nos canais de relacionamento e antecipar-se a possíveis problemas é uma forma de atuar na retenção do cliente.

Falando em monitoramento, a vigilância sobre riscos de fraude, lavagem de dinheiro ou mesmo risco de crédito deve ser constante.

Movimentos atípicos, sejam eles variações bruscas de faturamento ou valor da transação, ou pedidos incomuns de antecipação de recebíveis aliados a alterações cadastrais, devem gerar alertas que requerem interação com o cliente para confirmação ou mesmo ações mais drásticas como retenção de pagamentos e até mesmo o bloqueio de um determinado terminal.

A capacidade de estar atento aos sinais transmitidos direta ou indiretamente pelos clientes, transformando esses sinais em indicadores, e os indicadores em ações, é o que diferencia o serviço prestado por um adquirente. Fazer isso de forma integrada e automatizada é o que define uma empresa digital.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo