Seguradoras aumentam investimentos em inteligência artificial
Empresas do setor de seguros passam a acelerar a transformação digital. Chatbots com inteligência artificial são uma ótima solução para facilitar o atendimento ao cliente.
Com grande concorrência no mercado atual, as empresas do setor de seguros precisam de inovações e modernizações para se destacarem e garantirem melhores resultados. Entre as novas tecnologias e tendências aceleradas pela transformação digital, a inteligência artificial é uma das principais para o segmento.
Com a pandemia do coronavírus desde 2020, 42% das seguradoras passaram a criar plataformas de negócios digitais, parciais ou completas e 38% estão incorporando tecnologias emergentes, como Internet das Coisas, blockchain e IA, de acordo com o estudo da NTT DATA. Além disso, 99% dos executivos acreditam na necessidade de uma mudança digital transformadora.
Outro levantamento da Tata Consultancy mostra que a indústria de seguros investe cerca de US$ 124 milhões em inteligência artificial, cerca de US$ 54 milhões a mais do que a média das outras indústrias pesquisadas.
Em geral, a inteligência artificial pode ser usada para a identificação de riscos e fraudes nos seguros, mas também no setor de atendimento e relacionamento com os clientes. Este último aspecto é uma das principais aplicações da IA atualmente por intermédio de chatbots inteligentes.
A Yellow Messenger é uma das empresas que lideram o segmento de chatbots com inteligência artificial para o setor de seguros. “Nossos assistentes virtuais inteligentes facilitam o contato do consumidor ou segurado com sua companhia, com atendimento rápido 24 horas e integração em diversos canais de comunicação”, explicou o CEO e cofundador da Yellow Messenger, Raghu Ravinutala.
Mas como os chatbots com inteligência artificial conseguem fornecer o atendimento adequado e quais são suas aplicações? Ravinutala explicou que eles podem ser implementados nos mais diversos setores da jornada de compra do consumidor de seguros. “Os assistentes podem ser usados na pré-venda, nas vendas e no atendimento ao cliente. É uma ferramenta que permite um alto nível de personalização e suas possibilidades de uso são as mais variadas”, comentou.
O CEO da Yellow Messenger também listou essas possíveis utilizações do chatbot, como:
1. Apresentação de serviços e planos: os chatbots podem disponibilizar informações detalhadas dos serviços e ofertas, seja de seguro de saúde, automóvel, residencial ou vida, além de esclarecer as principais dúvidas dos consumidores sobre os planos, modelos de contratação, entre outras.
2. Cotação e contratação: com o assistente virtual inteligente, é possível fazer simulações dos serviços de seguros em uma conversa rápida e fácil de chat. Com isso, os clientes podem encontrar as opções adequadas às suas necessidades.
3. Atendimento automatizado: é normal que os segurados tenham dúvidas durante o uso do seu seguro ou problemas que necessitam de resoluções, como envio de segunda via de apólice e geração de boletos. Para isso, você não precisa de um atendente humano, já que o chatbot soluciona de forma automática, sem filas, com eficiência e alta taxa de satisfação dos clientes.
4. Sinistros: por meio de uma conversa natural e simples, o cliente pode fazer o registro completo do sinistro, fornecendo informações e até enviando fotos. Depois, o segurado pode continuar acompanhando o andamento do sinistro de maneira automática com o auxílio do chatbot..
5. Sugestões de novas apólices: com capacidade de aprendizado e evolução, os chatbots com IA entendem cada vez mais as necessidades dos clientes, tornando-se capaz de recomendar novas apólices, propor ofertas e descontos personalizados para seguros que fazem sentido para a realidade do consumidor.
*Sobre a Yellow Messenger
A Yellow Messenger fornece chatbots com inteligência artificial para empresas do setor de seguros a fim de ajudar na transformação digital e na construção de experiências de conversação ricas com os segurados.
Nossos assistentes virtuais inteligentes omnichannel, em texto e voz, contam com plataforma nativa para mais de 120 idiomas, inclusive português, e podem integrar mais de 30 canais.
Mais de 500 empresas em todo o mundo já utilizam os assistentes virtuais da Yellow Messenger, incluindo Pepsi USA, BMW Malásia, Xiaomi, ITC, Taj Hotels, Landmark Group, Tata AIG, Max Bupa, Bajaj, Sayurbox e Zenyum.
Atualmente, a Yellow Messenger está presente nos Estados Unidos, Europa, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Malásia e Índia. Acesse e saiba mais: https://yellowmessenger.com/br-pt/
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