Indicador de Registros de Inadimplentes avança 2,2% em maio
Indicador de Recuperação de Crédito da Boa Vista caiu 4,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior
O número de registros de inadimplentes subiu 2,2% na comparação mensal dos dados dessazonalizados, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Este foi o terceiro aumento consecutivo no indicador que antecipou a reversão da queda na taxa de inadimplência das famílias com recursos livres, do Banco Central, bem como, as duas elevações observadas nos meses de março e abril.
Na comparação interanual houve alta de 0,3% e os resultados acumulados continuam numa tendência de desaceleração da queda. No ano, a queda de -14,6% até abril passou para -11,8% com os dados de maio e, em 12 meses acumulados, o resultado passou de -21,3% para -20,0% no mesmo período.
Já o Indicador de Recuperação de Crédito da Boa Vista caiu 4,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, acelerando a queda do indicador na análise acumulada em 12 meses de -0,8% para -1,2%. Na variação mensal dos dados ajustados, a recuperação de crédito recuou 2,5%, enquanto no acumulado de 2021 o resultado passou de 3,2% em abril para 1,5% em maio.
De modo geral, o cenário econômico ainda é muito incerto, contudo, em relação à inadimplência, a expectativa de elevação ao longo do ano se mantém, avaliam os economistas da Boa Vista. O principal motivo para isso é o desemprego, que atingiu 14,7% no mês de março. O impacto do desemprego sobre a inadimplência, mascarado no ano passado pelas postergações e pelo auxílio emergencial, começou a aparecer nas últimas divulgações e, mesmo que o novo auxílio seja continuado por mais alguns meses, além das quatro parcelas inicialmente previstas, o efeito dele tende a ser muito menor. No mais, a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas pode ajudar a conter, ao menos parcialmente, os avanços da inadimplência nos próximos meses.
Metodologia
O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.
O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário