Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista dá dicas para entrevista de trabalho on-line

O candidato precisa ter boa comunicação verbal e clareza de ideias durante a entrevista - Freepik O candidato precisa ter boa comunicação verbal e clareza de ideias durante a entrevista - Freepik

A internet facilita a busca por uma vaga no mercado de trabalho, mas recrutamento virtual impõe desafios

Em um país assolado pelo desemprego, cada entrevista para uma vaga de trabalho merece preparação e atenção redobradas. E quando isso acontece durante uma pandemia, em que boa parte das empresas opera de forma remota, os desafios são ainda maiores. O psicólogo especialista em Crises e Emergências e especialista em Recursos Humanos Alexandre Garrett conta que os recrutadores de RH estão se adaptando a uma nova forma de escolher os colaboradores. “Se colocar diante de seu futuro empregador já é um momento cheio de tensão para quem precisa do trabalho. Quando você tem a entrevista pessoal, é mais fácil o recrutador te contratar, mas na tela, ele não consegue fazer uma leitura completa da sua expressão corporal”, avalia.

Segundo o especialista, que atua há mais de 20 anos no setor de RH, além da formação e qualidades técnicas, os candidatos a uma vaga precisam demonstrar possuir características que são essenciais para o teletrabalho. “As empresas estão muito interessadas nas questões comportamentais, como capacidade de resiliência, de desenvolver autoconhecimento e de trabalhar em equipe à distância. Tem que ter muita autoconfiança porque o teletrabalho cria a falta de vínculo, tem que se interessar pela atividade, ter um propósito e ser engajado com o trabalho”, comenta.

Na hora da entrevista, escolha um lugar da casa iluminado, com bom sinal de internet e sem ruídos. Garrett conta que o candidato tem que ter uma boa comunicação verbal e clareza de ideias. “A pessoa tem que estar relaxada para ter uma conversa mais franca e ser objetiva quando questionada sobre os motivos que a fazem querer a vaga. A pessoa tem que aparentar que está pronta e equilibrada para assumir as novas funções”, completa.

O candidato precisa ter boa comunicação verbal e clareza de ideias durante a entrevista

Facilidade

Mas se por um lado a distância pode atrapalhar no processo da entrevista, por outro, facilita a busca por uma vaga. “As ferramentas de disponibilização de vagas on-line permitem buscas por formação, funções e possibilitam que o currículo seja distribuído de forma mais rápida e eficaz”, comenta Garrett.

O especialista tem um portal dedicado ao assunto e disponibiliza uma ferramenta com mais de 50 mil vagas. “Por meio dessa ferramenta o candidato pode enviar não só o currículo, mas um vídeo de apresentação ao recrutador, o que pode aumentar as chances de contratação”, afirma. Para acessar a ferramenta, basta acessar https://portaldogarrett.com.br/

Dicas para se sair bem em entrevista de trabalho
- Tente ficar calmo
- Se comunique com clareza
- Seja objetivo quando questionado sobre os motivos que o fazem querer a vaga
- Demonstre autoconfiança e proatividade
- Escolha um lugar da casa para a entrevista sem ruídos, claro e que tenha bom sinal de internet
- Posicione o equipamento em um tripé ou mesa

Alexandre Garrett é psicólogo especializado em Crises e Emergências e especialista em RH


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo