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Gamificação corporativa: 4 benefícios para equipes de vendas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nicolas Adão
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Felipe dos Santos, CEO e fundador da Play2Sell, lista os principais benefícios que a gamificação traz para empresas;

Há alguns anos atrás era impossível pensar em engajar vendedores por meio de games. Porém, hoje em dia, isso acontece através de gamificação, estratégia que tem como objetivo promover maior interação e envolvimento de equipes em prol de um objetivo em comum.

Além de melhorar processos, a gamificação surgiu com a missão de aperfeiçoar o aprendizado de colaboradores e promover a participação voluntária da equipe. Através da evolução dos desafios e sistemas de pontuação, similar aos jogos de videogame, o colaborador desenvolve melhor funções cognitivas, que absorvem o conteúdo aplicado por mais tempo.

Pensando nisso, Felipe dos Santos, CEO e fundador da Play2Sell - primeira plataforma especializada no treinamento de vendedores por meio de games no Brasil - lista quatro benefícios que esse tipo de estratégia pode agregar para equipes de vendas.

1 - Aprendizado conjunto:

A gamificação é um caminho divertido, lúdico e estimula a troca de ideias entre os membros da equipe de vendas. Dessa forma, eles podem testar os conhecimentos adquiridos, se ajudarem mutuamente e ganhar pontos, que podem ser trocados por benefícios. Tudo isso em um ambiente divertido, de competição saudável e colaborativo.

2 - Maior compreensão do conteúdo:

É possível, em um treinamento gamificado, inserir elementos e estímulos práticos que ajudam os colaboradores a desenvolverem questões comportamentais e funções cognitivas. Dessa forma, o cérebro consegue assimilar com mais clareza o conhecimento, armazenando as informações por mais tempo.

3 - Competição saudável

O time de venda é constantemente cobrado por metas e, consequentemente, cria-se um ambiente competitivo e pesado entre os colaboradores. Através da gamificação, essa competição fica mais amena porque essa estratégia vai contra o modelo tradicional de premiar apenas um funcionário. A gamificação promove a cooperação entre o time, usando a competição como estímulo saudável.

4 - Programa de recompensas e premiação

Naturalmente, os vendedores gostam de competição e acreditam em premiações como forma de reconhecimento e produtividade. Com a gamificação, as vitórias e premiações para a equipe os estimulam a aprender mais e as recompensas passam a depender do desempenho e performance de toda a equipe.

Sobre a Play2Sell

Primeira plataforma especializada no treinamento de vendedores por meio de games no Brasil, a Play2Sell foi idealizada, em 2017, pelo empreendedor Felipe dos Santos quando foi morar no Vale do Silício. A startup tem a proposta de transformar a preparação dos times de vendas - de qualquer tipo de empresa e porte - em uma jornada divertida e engajadora, bem diferente dos treinamentos tradicionais oferecidos no mercado. Para isso, é utilizado um aplicativo de celular, onde os games visam empoderar vendedores com estímulos e informações relevantes. Atualmente, a Play2Sell conta com mais de 8 mil usuários ativos em sua plataforma, a grande maioria oriunda de companhias do mercado imobiliário, como MRV, Lopes, Remax, Direcional Engenharia, Eztec, Helbor, Yuny, MPD Engenharia, entre outros.


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