Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

ESG: a prática sustentável e responsável também torna empresas mais humanas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jaqueline Pimentel
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Uma sigla tomou conta dos noticiários sobre empresas com grande aumento de citações neste ano 2020, falo de ESG. Em inglês, significa Environmental, Social and Corporate Governance, ou em bom português, Governança Ambiental, Social e Corporativa. Nada mais do que a organização das empresas através de boas práticas, para atuar de forma sustentável, e seguindo três pilares centrais na medição da sustentabilidade e do impacto social de suas ações ou negócios. A observação desses três fatores ajuda a determinar melhor o desempenho das empresas, corrigir erros e sim, humanizar o ambiente de trabalho, dando melhores condições para quem faz o cotidiano e coloca tudo para funcionar, muitas vezes com o "aval" de selos de certificação. O mercado de madeira e das embalagens com selo de sustentabilidade são dois bons exemplos, quem não quer investir ou consumir algo que vem de uma empresa comprovadamente legal?

ESG é importante pelo simples fato de estruturar as empresas para que desde a entrada do colaborador para trabalhar, até a última atitude para a saída de um resultado, tudo ocorra dentro da lei, com critérios, cuidados e muita responsabilidade. Atuar com respeito à sociedade, ao meio ambiente e para com aqueles que trabalham pela empresa ou com ela se relacionam é inteligente e constrói uma imagem forte. Melhora a satisfação dos colaboradores, amplia o respeito da marca na sociedade, ajuda a equilibrar as finanças ao atrair investidores e consumidores. Vale a pena.

Fora o fato de serem empresas que trabalham dentro da legalidade, de forma organizada, com selos de qualidade, existe toda uma estrutura que torna estas corporações confiáveis. Uma vez que seguem boas práticas, preservam a natureza, cumprem planejamentos de trabalhar de forma limpa e fortalecem a marca, o nome, a missão diante da sociedade, o que também pode ser critério de escolha para compradores do material que fornecem, de investidores e até mesmo do consumidor final.

O conceito de ESG é de 2004, quando surgiu na Organização das Nações Unidas, em uma ação em parceria com instituições financeiras. O objetivo central era debater com o mercado as melhores práticas de atuação. Em linhas gerais, podemos definir ESG como a reunião de valores sustentáveis, empresariais, éticos e comprometidos com uma atuação responsável com meio ambiente e a sociedade.

Empresas de todo o mundo já se deram conta da importância das práticas de ESG. Além disso, vemos no Brasil o crescimento destas práticas, que agregam valor às empresas, atestando compromisso. No Brasil o crescimento de empresas que utilizam ESG e o reconhecimento da importância destas boas práticas é notável. Algo para comemorar. O mercado valoriza, traz crescimento para as mesmas e as regiões onde atuam e ainda geram empregos. Os interiores do Brasil, em especial na Bahia, tem muito a crescer com ESG. Investir em solidez e reconhecimento é um passo enorme em um universo competitivo e desafiador.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar