Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Responsabilidade corporativa: o tratamento do ar durante a pandemia

Responsabilidade corporativa: o tratamento do ar durante a pandemia

*Por Ivan Romão

Com a crise sanitária desencadeada pela covid-19, passou-se a dar mais atenção para assuntos que antes eram rotineiros, mas se tornaram importantes, como o ar que respiramos. Nesse momento é fundamental prestar atenção, em especial, nos ambientes fechados. Nem todas as companhias puderam aderir ao home office. Supermercados, farmácias e hospitais seguiram trabalhando. E a gestão do ar nesses locais, como fica?

Em situações normais, já é necessário ter cuidados, sendo o primeiro deles reduzir a fonte de contaminantes. Isso pode ser feito com o uso de produtos químicos com baixa emissão de gases, controles internos de poeiras e tratamento do ar externo que entra no ambiente. O segundo passo é verificar os processos de higienização dos locais bem como do sistema de climatização para que eles contribuam para a melhoria do ar interno, como a renovação e filtração do ar. Um cuidado a mais é monitorar a qualidade do ar interno através de laudos semestrais conforme determinação da ANVISA, ou fazer monitoramento contínuo com sensores calibrados.

Uma boa manutenção começa com a elaboração do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) do sistema de climatização. O responsável técnico legalmente habilitado irá fazer esse plano em função das características dos sistemas, atendendo às normas técnicas e legislações brasileiras vigentes. No PMOC irá constar as periodicidades de manutenção, bem como comprovação de que foi executada, além de medidas de ação em caso de falhas.

Com a pandemia, a recomendação é aumentar a ventilação dos ambientes internos através da renovação do ar. Em locais pequenos, abrir portas e janelas é uma opção simples e eficiente. Em ambientes maiores e não residenciais, os sistemas de ar-condicionado dentro das normas técnicas e legislações são grandes aliados da renovação e filtração do ar. Para ambos os casos, pensar em purificadores de ar portáteis também é uma boa solução.

Empresas, shoppings, hospitais, em geral, têm sistemas de climatização centralizados que permitem um eficiente tratamento do ar. Além disso, proporcionam conforto térmico, sendo possível ter uma qualidade adequada usando as boas práticas da engenharia, como filtração, renovação de ar e tecnologias de purificação.

Existem diversas soluções no mercado para contribuir com essa importante medida que é o cuidado com a qualidade do ar interno. Muitas delas estarão presentes na Febrava 2021, que será realizada de 22 a 25 de novembro, no São Paulo Expo. Uma ótima oportunidade de atualização para os profissionais da área.

Atitudes e cuidados com o ar devem ser parte do que a pandemia irá deixar como legado. Cuidados a mais são sempre bem-vindos.

*Ivan Romão é gerente da Febrava – .

Sobre a Febrava

A Febrava é a principal feira da cadeia AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração), tratamento da água, ferramentas e EPIs, da América Latina, e terceira mais relevante do mundo. O evento acontece a cada dois anos e traz as principais novidades e tendências do setor. Além do evento físico, a feira disponibiliza soluções digitais para que técnicos, instaladores, varejistas, distribuidores, engenheiros, projetistas e demais profissionais desse setor, mantenham-se atualizados o ano inteiro. A Febrava é realizada pela Reed Exhibitions, principal organizadora e promotora de eventos do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo