Brasil,

Custo-Covid: 4 dicas para melhorar o planejamento orçamentário corporativo durante a pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rebeca Lopes de Queiroz
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Com o fim do primeiro semestre, é possível fazer um balanço e avaliar a efetividade das medidas para manter o controle das finanças

O planejamento orçamentário é um dos pilares mais importantes da gestão financeira nas empresas. Ao final de cada ano, as organizações começam a tarefa de previsão de receitas, despesas, pagamentos e burocracias contábeis para fechar o orçamento do próximo período. No entanto, a pandemia tem exigido flexibilidade para fazer ajustes ao longo do percurso e acomodar custos inesperados sem perder a eficiência. Mesmo depois de um ano desde a chegada da crise causada pelo Covid-19, um orçamento para 2021 ainda precisa continuar adaptável e considerar novas ondas e picos de infecção, assim como novas medidas de prevenção - como lockdown - e revisão de gastos nas empresas que atuem em modelo híbrido de trabalho.

Às vésperas de terminar o primeiro semestre do ano, como as empresas estão se saindo? O que elas podem fazer para melhorar suas performances neste cenário ainda incerto? Com isso em mente, o Accountfy , plataforma SaaS para a gestão de performance corporativa, que oferece soluções para planejamento, reporte e automação de fechamentos para melhorar a visibilidade e transparência aos números da empresa, dá dicas de ações para auxiliar no controle do planejamento financeiro:

Comitês de crise e planos de ação

A formação de um comitê com profissionais de diferentes áreas da empresa pode atuar na tomada de decisões de forma mais ágil. Fundamental para momentos de crise em geral, neste período prolongado de pandemia o comitê pode trabalhar no monitoramento do cenário, na revisão dos planos de ação e na mitigação de riscos operacionais.

Redução de custos

Com as mudanças no modelo de trabalho e com boa parte dos colaboradores fazendo home office, os contratos de aluguel podem ser renegociados e as contas básicas do escritório - como energia e água - revistos. Outros valores que podem ser repensados são fornecedores, prazos de pagamento e gastos excessivos com mercadorias, além de custos não essenciais. Ainda assim, é fundamental deixar uma previsão para o caso de retorno em modelo híbrido e de novas necessidades que surjam para a empresa e as equipes.

Atuação do controller moderno

Como profissional que consegue destacar os dados financeiros através de análises estratégicas, cabe ao controller avaliar oportunidades de crescimento e otimizar a alocação de recursos na empresa. "O mundo corporativo e financeiro mudou nos últimos anos. Hoje tudo é mais rápido e, com isso, as decisões precisam ser tomadas de forma mais rápida e eficiente também", afirma Alysson Pedra, controller financeiro do Accountfy. "O papel do controller como um dos principais provedores de informações da companhia acompanhou essa evolução", completa.

Adequação dos demonstrativos contábeis

Apesar de a pandemia ter começado há mais de um ano, os custos com a prevenção ainda devem ser qualificados como despesas e estarem claros nos demonstrativos. Em função da crise sanitária, a capacidade de produção e as vendas, no geral, declinaram consideravelmente, de acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Isso faz com que o custo-fixo da empresa não consiga diluir tantos gastos que não aconteceriam em circunstâncias normais.

Um dos principais indicadores de desempenho financeiro, o Ebitda, pode - e deve - ser adaptado se necessário, já que funciona como um aliado frente aos desafios da gestão financeira neste momento de pandemia. Este instrumento é cada dia mais valorizado pelos investidores e stakeholders, pois dá visibilidade sobre a gestão da empresa o que, consequentemente, aumenta a confiança.

Sobre o Accountfy

O Accountfy é uma plataforma SaaS para a gestão de performance corporativa que segue uma metodologia criada por especialistas em finanças. Fundada em 2017 por Goldwasser Pereira Neto e João Mano, a empresa recebeu um investimento inicial da Redpoint Eventures no valor de R﹩ 4,2 milhões e, em uma primeira rodada, U﹩ 6,5 milhões da Redpoint Eventures e da HDI Seguros. Desde seu lançamento, facilitou a rotina do departamento financeiro de mais de 500 grupos econômicos e conta com mais de 100 colaboradores. A empresa está presente na América Latina e pretende expandir suas operações para os Estados Unidos ainda em 2021.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar