Brasil,

Os cinco princípios do método OKR

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seven PR
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Os cinco princípios do método OKR

Especialista aponta os principais pontos para que a gestão por OKR funcione bem em empresas de todos os portes

Pedro Signorelli é especialista "insider" na implementação de OKR

A maioria acha que é só mais um método a ser implementado, "ah, é semelhante a gestão bla bla bla", "isso é a mesma coisa que x, só que com outro nome", ou pior, há quem ache que isso é só mais uma modinha. Na verdade, trata-se de algo que veio para ficar. Para que os OKRs - Objectives and Key Results - possam funcionar bem são necessárias mudanças culturais na gestão das empresas, que não acontecem da noite para o dia. Pensando nisso, tiramos algumas dúvidas sobre a aplicação da metodologia na prática com o especialista e "insider" na implementação de OKR, Pedro Signorelli, da Pragmática Consultoria em Gestão .

De acordo com o especialista, um planejamento baseado em OKRs permite a avaliação constante de resultados e de objetivos em ciclos mais curtos. Em um contexto de volatilidade maior, como o atual, nos permite fazer adaptações que vão nos levar ao sucesso. "Momentos de crise costumam ser um balde cheio de oportunidades para rever estratégias e processos que não funcionam mais como, por exemplo, passar meses definindo metas que, na metade do percurso, não farão mais sentido, pois o cenário mudou totalmente. É aí que entra a aplicação da metodologia" explica Pedro.

Os cincos princípios do método OKR, segundo Signorelli:

Transparência: os OKRs precisam ser transparentes porque todos envolvidos na execução da estratégia da empresa precisam saber quais são os objetivos da organização e remar na mesma direção. As mensagens precisam ser claras e assertivas para todo o time para que a comunicação seja eficaz.

Ciclos curtos: os OKRs são elaborados para serem atingidos em períodos curtos, tipicamente três meses. São revisitados e ajustados periodicamente, podendo ser alterados caso seja necessário adequar-se a um novo direcionamento.

Bidirecional: a execução da estratégia não é definida apenas pela direção da empresa. Os demais colaboradores também têm participação no processo de construção das metas.

Disciplina: depois que os OKRs são definidos é fundamental que sejam colocados em prática e que se mantenha a disciplina de acompanhamento das metas traçadas.

Ambição: os OKRs normalmente envolvem metas ambiciosas com vistas à transformação do negócio.

"É preciso entender que a gestão por OKR é cada vez mais uma opção acertada na administração nos tempos atuais, seja pela natural rapidez com que as coisas mudam, acelerada pelas novas tecnologias, que abrem novas possibilidades constantemente em todos os segmentos e, não tem como não citar, pela pandemia, que vem impondo ajustes constantes nos planos de negócios", comenta Pedro Signorelli.

Sobre Pedro Signorelli

Com 20 anos de experiência no mercado corporativo, Pedro Signorelli tornou-se especialista na implementação do método OKR e, em 2019, criou e fundou a Pragmática Consultoria em Gestão, com o objetivo de ajudar outras organizações em suas jornadas de transformação e gestão.

Nos últimos seis anos, atuou no segmento de Telecomunicações em importantes players como a Nextel, na qual fez parte de um dos maiores processos de transformação empresarial do País. Por meio da implementação do método OKRs permitiu construir um framework de uma organização engajada, que maximiza resultados e que aprende, adaptável conforme o cenário.

A partir destas experiências, o especialista tem o propósito de desenvolver a mentalidade das pessoas e apoiá-las no seu desenvolvimento individual, na criação e adaptação de processos e sistemas de gestão dos times, das organizações a que pertencem desde colaboradores até o alto escalão, ao levar a todos o uso de ferramentas, treinamentos e consultoria em todo o projeto de um OKR com eficiência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar