Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saiba como manter a saúde mental em dia durante a pandemia

Saiba como manter a saúde mental em dia durante a pandemia

Especialista mostra como amenizar os efeitos psicológicos negativos que o isolamento social pode causar nos brasileiros

O Brasil é o país mais ansioso e o quinto mais depressivo do mundo. Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a ansiedade afeta 18 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de 30% do número total de incapacidade nas Américas.

Com a pandemia de corona vírus, a situação ficou ainda mais grave, conforme explicou Kátia Almeida, psicóloga assistencial da Corporate Health, empresa do Grupo Ritacco, especializada em gestão de saúde.

“O surto de Covid-19 provocou uma mudança brusca e longa no cotidiano das pessoas. Isso potencializou a depressão, o medo, a ansiedade, o tédio, a tristeza, a saudade, a insônia, a compulsão alimentar e o consumo de bebidas alcoólicas, entre outras coisas”, pontuou a psicóloga.

Para ela, a falta de socialização por causa do distanciamento social, o excesso de trabalho no sistema home office e a queda de rendimento escolar, no caso dos estudantes, são fatores que abalam o emocional das pessoas. “O ambiente residencial passou a ser estressante e entediante para alguns. As crianças, por exemplo, ficam incomodadas, pois também enxergam a escola como um ambiente de lazer e de interação. E a pandemia tirou isso delas”, argumentou.

E como amenizar tais efeitos negativos?
Kátia Almeida afirmou que algumas ações diminuem os problemas psicológicos causados pelo isolamento social. São elas:

Praticar exercícios físicos regularmente;
Ter uma alimentação saudável;
Ouvir música;
Meditar;
Manter o ambiente residencial limpo, agradável e divertido (principalmente quando houver crianças);
Não se descuidar da aparência, ou seja, evitar trabalhar ou estudar de pijama;
Procurar um profissional da saúde mental.
De acordo com a especialista, as pessoas precisam mentalizar que uma hora a pandemia vai acabar. “E quando isso acontecer, elas precisam estar bem, na medida do possível. O autocuidado é extremamente importante. Para manter a mente sã neste período é preciso praticar algumas ações que sempre foram comuns no dia a dia. É um momento difícil, mas, mais do que nunca, é essencial nos cuidarmos”, avaliou.

Head de saúde da Corporate Health, Rafaella Ritacco reforçou a importância das sugestões dadas pela psicóloga parceira. “Desde a fundação, a nossa empresa trata a saúde mental como a máxima atenção que o assunto merece. Por isso, sempre mantivemos psicólogos em nosso ecossistema de parceiros e disponibilizamos atendimentos aos colaboradores de nossos clientes. Na pandemia, não é diferente. Os resultados têm sido bastante positivos agora e ao longo de nossa trajetória”, completou Rafaella.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo