Brasil,

Entenda os sinais, sintomas e o tratamento do câncer bucal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Antonio Júnior
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Entenda os sinais, sintomas e o tratamento do câncer bucal

Alexandre Bedore, cirurgião-dentista do Porto Seguro Odontológico, fala um pouco sobre o que pode causar o câncer bucal e como tratá-lo

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), 15,4 mil novos casos de câncer bucal são diagnosticados por ano no Brasil, sendo uma média de 75% em homens e 25% em mulheres. A doença afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região abaixo da língua. Mas, se diagnosticada em estágios iniciais, maior o sucesso no tratamento.

Dentre os fatores que podem ocasionar o tumor estão:

· Tabagismo: fumantes têm risco muito maior de desenvolver câncer de boca e de faringe do que não fumantes;
· Consumo contínuo de bebidas alcoólicas;
· Exposição excessiva ao sol sem proteção;
· Excesso de gordura corporal;
· Infecção pelo vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de orofaringe;
· Consumo constante de bebidas muito quentes.

Mas como identificar um possível tumor?

Segundo o cirurgião-dentista do Porto Seguro Odontológico, Alexandre Bedore, “é primordial estar sempre alerta a qualquer sinal do seu corpo, mas lembre-se sempre de consultar um especialista antes de realizar qualquer diagnóstico prévio.

O cirurgião também fala sobre a importância de visitas periódicas ao dentista, a cada seis meses pelo menos, pois “acontece com qualquer doença, mas principalmente com o câncer bucal, quanto mais rápido for diagnosticado, maior será a eficácia do tratamento”, destaca. Entre os sinais que devem servir de alerta, temos: feridas bucais ou labiais que não cicatrizam com facilidade; aumento do volume da gengiva e língua; sangramento repentino em qualquer lugar dos lábios ou da boca; dentre outros.

Descobri um tumor. E agora?

Na grande maioria das vezes, o caso é cirúrgico, tanto para lesões menores, como para traumas maiores. Quando não é possível a realização da cirurgia ou quando o tratamento cirúrgico traria sequelas funcionais importantes e complicadas para a reabilitação funcional e a qualidade de vida do paciente, as indicações são a radioterapia e a quimioterapia. Entretanto, em casos mais complexos, além da cirurgia, é necessária realização de radioterapia para complementar o tratamento e obter melhor resultado.

O tratamento do câncer é realizado por médico oncologista, todavia o cirurgião-dentista é responsável pelo preparo e acompanhamento da saúde bucal antes, durante e após a terapia oncológica, desempenhando um papel importante na melhoria da qualidade de vida desses pacientes. A prevenção, limpeza e orientação de higiene para o paciente são fundamentais para evitar lesões decorrentes do efeito colateral dos tratamentos e possibilitar o sucesso no tratamento do câncer bucal.

Por esses e diversos outros motivos, é fundamental contar com um seguro odontológico. O portfólio do Porto Seguro Odontológico compreende desde empresas PMEs a partir de 3 vidas, até grandes empresas. Mais informações, acesse portoseguro.com.br/seguro-odontologico.

Sobre a Porto Seguro

A Porto Seguro é mais que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente. Com mais de 70 anos de mercado, a atuação da companhia se concentra hoje em quatro pilares estratégicos de negócio: Seguros, Saúde, Produtos Financeiros e Serviços. Além de 8,4 milhões de clientes únicos, 13 mil funcionários, 12 mil prestadores e 35 mil corretores parceiros, a empresa conta ainda com 101 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. Ao todo 27 empresas fazem parte do universo Porto Seguro – entre elas: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Saúde, Porto Seguro Serviços e Porto Seguro Uruguai. Em 2020, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,695,8 milhões. O momento é de aceleração do crescimento e expansão de novas frentes de negócio para lançar cada vez mais produtos inovadores e ser cada vez mais um Porto Seguro para todos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar