Brasil,

Com vacinação, 54% das PMEs podem retomar faturamento até agosto, aponta estudo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Candido Di Paolo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Estudo do Sebrae aponta para a retomada do nível de atividades de pequenos negócios no Brasil

O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda (BEm), que em 2020 permitiu a redução de jornadas de trabalho e salários, garante estabilidade para cerca de 3 milhões de brasileiros em abril de 2021. A medida provisória 936 também permitia a suspensão de contratos de trabalho.

Um estudo feito pelo Serviço Brasieliro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a partir de dados da Fiocruz aponta que cerca de 9,5 milhões de pequenas empresas podem vir a retomar o nível de atividade anterior à pandemia até o mês de agosto de 2021, caso o ritmo de vacinação seja acelerado.

A pesquisa também contou com dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com informações do cronograma para entrega de vacinas do Ministério da Saúde.

A retomada estimada representa cerca de 54% dos microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas do Brasil, negócios estes que, no geral, atuam em setores menos atingidos pela crise e que teriam uma reação rápida diante da maior imunização da população, como comércio de alimentos, negócios pet, oficinas e peças, indústria de base tecnológica, educação, saúde, etc.

De acordo com o estudo do Sebrae, até 24 de maio todos os idosos com mais de 60 anos de idade e todos os profissionais da saúde estariam totalmente imunizados contra o coronavírus. Em julho, mais especificamente no dia 6, o grupo de vacinados seria ampliado, incluindo-se profissionais da educação, segurança, transportes, indústrias e pessoas com comorbidades.

Caso a vacinação siga por grupos de idade, 100% das pessoas com mais de 40 anos serão imunizadas até o dia 18 de agosto, data em que estima-se a chegada de dois terços da população imunizada com as duas doses da vacina.

“A vacinação é o principal caminho para a retomada da economia do país e a disponibilidade das doses é fundamental para a população”, comenta Thomas Carlsen, COO e co-fundador da mywork, startup de controle de ponto online e gestão de Departamento Pessoal. “Embora a pandemia tenha mudado muitos hábitos de consumo e a tendência seja a retomada do comércio com poucas aglomerações, acelerar a imunização da população com certeza é o caminho para sairmos da crise”, avalia o executivo.

O estudo ainda indica alguns dos setores que apresentariam um retorno mais lento ao patamar registrado antes do início da pandemia de Covid-19 mesmo diante da aceleração da vacinação. É o caso dos segmentos de Artesanato, Bares e Restaurantes e Moda. Segundo o levantamento, tais atividades só retomariam as atividades pré-pandemia por volta de 11 de outubro, data em que está prevista a imunização de 100% das pessoas com mais de 25 anos de idade.

O setor de Beleza só atingiria a retomada total do faturamento anterior à pandemia em 27 de outubro, enquanto os setores de Turismo e Economia Criativa devem retomar o faturamento anterior à crise apenas em 2022.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar