Brasil,

Estudo Aponta Tendências no Mercado de Seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Estudo Aponta Tendências no Mercado de Seguros

Pesquisa realizada pela TransUnion, empresa especializada em soluções que auxiliam na prospecção de novos clientes, cross selling e prevenção à fraude, entre outros, aponta quatro tendências do mercado norte-americano que podem auxiliar as empresas brasileiras de seguros a adotar novas estratégias digitais, visando, principalmente, ao novo consumidor pós-pandemia, levando em conta que a Covid-19 acelerou os esforços de digitalização no setor e vem desafiando as seguradoras a compreenderem melhor as necessidades de seus clientes.

A primeira tendência sinaliza que os desafios financeiros e econômicos trazidos pela pandemia continuarão a impactar os consumidores e as empresas, levando potencialmente a impactos de lucratividade para as seguradoras. “Os entrevistados estão principalmente preocupados em poder pagar sua conta de seguro de automóvel (44%), seguido pelo pagamento de seu carro (26%), pagamento de hipoteca (23%) e seguro de vida (22%)”, revela a TransUnion.

A análise observa ainda um aumento na distribuição de compradores de seguros de automóveis de maior risco. Fatores como o aumento do desemprego e impactos financeiros variáveis podem estar contribuindo para esta tendência, o que exigirá que as seguradoras sejam capazes de identificar quais clientes estão enfrentando as dificuldades para fortalecer o engajamento com os mesmos.

Ainda na carteira de automóveis, as seguradoras estão experimentando relativa estabilidade no desempenho de contratação de seguros a curto prazo, resultante de menos sinistros, que são reflexo de estradas menos congestionadas e menos quilômetros percorridos, entre outros fatores confluentes.

Outra tendência apurada foi que os consumidores e empresas esperam que as seguradoras tenham uma maior compreensão de suas necessidades individualizadas à luz dos comportamentos e preferências em mudança.

A pesquisa identifica que as necessidades de seguros evoluíram durante o último ano em resposta à pandemia, o que inclui uma redução significativa das milhas percorridas levando a menos sinistros, o aumento no trabalho remoto e dificuldades financeiras contínuas. “Os efeitos duradouros destes desafios terão um impacto de tamanho enorme na forma como as seguradoras devem se aproximar e interagir com os clientes em 2021 e além”, sugere o estudo.

A terceira tendência refere-se aos esforços de digitalização de seguros, continuarão a se fortalecer em 2021, ainda em resposta à pandemia, pois as seguradoras procuram atender melhor aos clientes e permanecer competitivas no mercado em evolução. “A adoção digital no setor de seguros cresceu 20% globalmente no último ano. Essa transformação está ocorrendo em todo o ciclo de vida das apólices de seguro, desde o marketing até à forma de reportar sinistros, passando pelo serviço digital de apólices”, informa o documento.

A pesquisa da TransUnion constata ainda que quase metade dos entrevistados (47%) comunicou um evento de sinistro de automóveis e/ou bens no último ano, e desses, quase quatro em cada 10 (39%) usaram um aplicativo móvel, um portal de website ou e-mail.

Além disso, os entrevistados preferiram se comunicar com um provedor de seguros principalmente via e-mail (32%) e chamadas telefônicas (32%), seguido por um aplicativo móvel da seguradora ou portal na Internet (18%).

Por fim, há tendência referente aos eventos climáticos extremos, que deverão provocar um aumento no número e na gravidade dos pedidos relacionados a desastres em 2021 e nos anos seguintes. “Os EUA também experimentaram um número recorde de catástrofes naturais no último ano”, destaca o estudo.

Nesse cenário, a pesquisa apurou que 21% dos entrevistados foram impactados por catástrofes naturais nos últimos 12 meses.

As tendências climáticas recentes, os sinais de mudança climática e a crescente exposição em áreas de alto risco sugerem que a indústria provavelmente continuará a ver este aumento da frequência e severidade dos sinistros relacionados a desastres naturais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar