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Trabalho híbrido: as funções com maior demanda em 2021

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Manuel Quilarque
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Trabalho híbrido: as funções com maior demanda em 2021

Por George Paiva, Diretor de RH da Orange Business Services na América Latina

A vida profissional mudou durante a maior experiência de trabalho remoto do mundo, no ano passado, com a pandemia da Covid-19. Trabalhar em casa tem sido uma das maiores tendências. Mas o que vem a seguir? Quais funções serão mais solicitadas neste novo ano e como a natureza mutável afeta a maneira como nos relacionamos com os clientes?

As empresas estão começando a pensar a longo prazo e procurando maneiras diferentes de estruturar as horas de trabalho, no que diz respeito à incerteza contínua. As práticas de trabalho híbrido, que já foram adotadas com tanto sucesso por empresas, principalmente de tecnologia, são vistas por muitos como o caminho a seguir.

Entretanto, o modelo híbrido não é tão simples quanto adotar um horário de trabalho flexível. Para que seja viável e produtivo, a tecnologia é fundamental. Os funcionários precisam de acesso a redes fortes e seguras e às ferramentas certas para fazer isso acontecer. Redes definidas por software (SDN) fornecem gerenciamento de rede remota de ponta a ponta, com segurança, escalabilidade e recursos de rede otimizados.

Um relatório recente do LinkedIn sobre empregos em emergência viu picos na contratação de profissionais de e-commerce, vendedores, profissionais de saúde, especialistas em diversidade no local de trabalho, engenheiros especializados e profissionais de ciência de dados. Desta forma, neste ano, a área tecnológica consolida-se como um dos setores com maiores oportunidades. O aumento de funções voltadas para o atendimento das novas e urgentes necessidades decorrentes da Covid-19 também se faz notar.

Funcionários de comércio eletrônico, desde os encarregados​​ pelas vendas até os responsáveis ​​pela logística e transporte em toda a cadeia de abastecimento, foram identificados como a tendência de trabalho emergente número 1 do ano passado, devido à transformação digital forçada que muitas empresas tiveram que enfrentar. Segundo o LinkedIn, as contratações para essas funções cresceram 73% em um ano e as vagas continuam em expansão, com mais de 400 mil nessa área atualmente.

Por outro lado, um levantamento da Nasdaq revela que desenvolvedores de softwares, especialistas em suporte técnico, mecânicos de máquinas industriais, além de profissionais de saúde, serão os cargos mais demandados.

Recrutamento e contratação em 2021

Os candidatos devem prestar atenção às habilidades técnicas que os empregadores estão procurando hoje para desenvolver sua força de trabalho e os negócios de amanhã. A pesquisa da Nasdaq afirma que, nos próximos cinco anos, veremos mais 150 milhões de posições relacionadas à tecnologia em todos os setores globalmente, portanto, a demanda por habilidades digitais está aumentando.

As habilidades técnicas mais solicitadas nas vagas de emprego do LinkedIn incluem desenvolvimento web, edição de vídeo, otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), UX Design, estatística e visualização de dados, serviços de web da Amazon e Python. Habilidades pessoais, incluindo atendimento ao cliente, formação de equipes, liderança e gerenciamento de tempo, também estão no topo da lista de prioridades dos empregadores.

Um estudo recente da Gartner revela que 48% dos funcionários provavelmente trabalharão remotamente pelo menos parte do tempo após a pandemia, contra 30% antes da pandemia. Conforme as organizações mudam para operações mais remotas, é importante que os gerentes deem atenção para as competências que os funcionários precisarão para colaborar digitalmente.

Além disso, de acordo com dados da Gartner, 16% dos empregadores estão usando tecnologias com mais frequência para monitorar funcionários por meio de métodos como check-in e check-out virtuais, rastreamento do uso do computador de trabalho, entre outros. Enquanto algumas empresas realizam análise de produtividade, outras acompanham o envolvimento e o bem-estar dos colaboradores para entender melhor a experiência.

Mesmo antes da pandemia, as organizações estavam usando cada vez mais ferramentas não tradicionais de monitoramento. Essa tendência de RH se acelerará com a consolidação do trabalho remoto e da coleta de dados de saúde e segurança dos funcionários.

Para desenvolver a força de trabalho necessária após a pandemia, é fundamental que os líderes se concentrem menos nas funções e mais nos requisitos necessários para estimular a vantagem competitiva da organização e nos fluxos de trabalho que impulsionam essa vantagem. Hoje, mais do que nunca, é importante encorajar equipes a desenvolver habilidades críticas que abram múltiplas oportunidades para seu crescimento profissional, em vez de se preparar para uma próxima função específica. Por outro lado, um dos principais focos deve ser o fornecimento de treinamento para aqueles que estão atualmente em posições-chave e que não possuem habilidades técnicas.

Sobre a Orange Business Services

A Orange Business Services é uma empresa de serviços digitais, originalmente operadora de redes, e a divisão corporativa global do Grupo Orange. Ela conecta, protege e inova com empresas de todo o mundo, para apoiar o crescimento sustentável dos negócios. Aproveitando sua experiência em conectividade e integração de sistemas em toda a cadeia digital, a Orange Business Services está preparada para oferecer suporte a negócios globais, com soluções como redes definidas por software, serviços multicloud, gestão de dados e IA, serviços de mobilidade inteligente e segurança cibernética. Isso agrega segurança às empresas em todos os estágios do ciclo de vida dos dados, de ponta a ponta, desde a coleta, transporte, armazenamento e processamento à análise e compartilhamento.

Com as empresas buscando cada vez mais inovação, a Orange Business Services coloca seus clientes no centro de um ecossistema colaborativo e aberto. Isso inclui seus 27.000 funcionários, os ativos e a experiência do Grupo Orange, seus parceiros de tecnologia e negócios, além de um conjunto de startups cuidadosamente selecionadas. Mais de 3.000 empresas multinacionais, bem como dois milhões de profissionais, empresas e comunidades locais na França, confiam nos serviços da Orange Business Services.

A Orange é uma das principais operadoras de telecomunicações do mundo, com receita de 42 bilhões de euros em 2019 e 253 milhões de clientes em todo o mundo, em 30 de junho de 2020. A Orange está listada na Euronext Paris (ORA) e na Bolsa de Valores de Nova York (ORAN). Em dezembro de 2019, a Orange apresentou seu novo plano estratégico "Engage 2025", orientado pela responsabilidade social e ambiental. Acelerando em áreas de inovação, como serviços B2B, dados e Inteligência Artificial, o Grupo Orange se posiciona como um empregador atraente e responsável.

A marca Orange e os nomes de seus produtos ou serviços inclusos neste material são marcas registradas da Orange ou Orange Brand Services Limited.


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