Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cuidados na instalação dos amortecedores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Uso de ferramentas inadequadas, falta de escorvamento, erro de posicionamento na montagem estão entre os principais problemas na hora da instalação do amortecedor.

Durante a instalação do amortecedor de suspensão, um fato que não pode acontecer é travar a haste com o alicate para aperto da porca superior. "Esta ação provoca danos irreversíveis ao amortecedor, pois a haste é polida e cromada para tornar o atrito com o vedador o mais suave possível", comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. É fundamental usar somente ferramentas adequadas para travar a haste, em hipótese alguma utilizar o alicate ou qualquer outro tipo de ferramenta no corpo da haste, pois poderia provocar vazamento de óleo e perda da ação e da garantia.

O reparador também deve ter especial atenção ao fazer o escorvamento do amortecedor para eliminar a presença de ar no tubo interno. Silva explica que para realizar o procedimento é necessário movimentar a haste em todo o seu curso por cinco vezes ou até notar que o deslocamento está uniforme, sem vazios. "Instalar a peça sem escorvar ocasiona funcionamento irregular, dando a impressão de que está sem ação", diz.

O kit de reparo para amortecedor, composto por coifa, coxim e batente, deve ser observado. Todos os itens apresentam funções importantes - a coifa protege a haste, o batente de poliuretano funciona como mola auxiliar e o coxim ajuda a absorver impactos provocados pelas irregularidades do piso. "Com o tempo de uso os componentes do kit, ressecam e se desgastam e podem ocasionar desgaste de pneus e ruídos", afirma.

É preciso se atentar a outros detalhes, pois alguns desses itens têm posição de montagem. "Se montar invertido, pode criar uma série de divergências na geometria, danos ao amortecedor e ruídos", alerta.

Responsável pela parte de sustentação da carroceria, a mola mesmo com o carro parado atua sob tensão. "Ela também absorve as irregularidades do solo e deve ser trocada quando há interferência de elo, muitas vezes, o carro fica até torto", comenta. A recomendação é verificar o estado geral da mola, se os elos não estão marcados se há trincas ou qualquer indicação de problema, pois a perda de eficiência, além de sobrecarregar o batente, compromete a estabilidade do veículo. "Ao verificar fadiga na mola será preciso substituí-la já que, caso a troca não seja efetuada ocasionaria comprometimento dos outros componentes, como o batente e o próprio amortecedor", finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar