Professor da FGV explica importância do planejamento e da negociação para o sucesso das vendas
Especialista destaca que empreendedores precisam usar a inteligência comercial
O planejamento é a melhor arma para enfrentar o cenário de incertezas gerando pelos impactos da pandemia de Covid-19 no mercado. Planejar de modo estruturado e negociar as melhores oportunidades são o segredo para ter sucesso nas vendas, e será especialmente importante nesse início de 2021. É o que assegura o professor Ricardo Teixeira, coordenador do MBA de Gestão Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Diante do novo normal que tem afetado as relações de consumo, os gestores precisam desenvolver um planejamento eficiente para otimizar as suas vendas. De acordo com Ricardo Teixeira é importante fazer, desde o início do ano, um planejamento de vendas. Além disso, observa o professor, é fundamental que cada venda seja acompanhada de uma excelente negociação.
Na avaliação do coordenador do MBA de Gestão Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGV), gestores e empreendedores precisam trabalhar com inteligência comercial. Segundo o especialista, o planejamento de vendas vai levar em conta o cenário econômico atual para se fazer uma projeção de qual o potencial de vendas na região do negócio e qual a parcela que interessa a empresa atrair.
Já com relação às técnicas de negociação, Ricardo Teixeira assinala que elas irão agregar valor à venda, tanto do ponto de vista do cliente quanto do ponto de vista do fornecedor. Esse procedimento permite que a empresa aufira a maior rentabilidade possível, atendendo às necessidades e demandas de seus clientes.
"O gestor precisa saber qual o potencial de vendas que a região de seu negócio pode alcançar nesse período de abre e fecha na economia. Ele precisa definir o que poderá vender de maneira contínua e estável, levando em conta as possíveis mudanças por conta de restrições da pandemia. Esses procedimentos tornarão mais previsível o fluxo de caixa da empresa e irão permitir que as decisões estratégicas estejam em linha com a realidade de mercado". Planejar vendas e negociar cada operação, ou seja, trabalhar com inteligência comercial, será imprescindível para levar as empresas ao sucesso em 2021, acrescenta o professor.
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