Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Termômetro do seguro: Responsabilidade Civil Profissional

Partindo do princípio que qualquer atividade é passível de erros, o seguro de Responsabilidade Civil Profissional deveria ter mais relevância. Advogados, contadores, corretores de seguros, médicos e outros profissionais podem – e devem – contar com a proteção. Ainda mais, se levar em consideração o artigo 14, do Código de Defesa do Consumidor, que diz:

“O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”.

O seguro de RC profissional ainda engatinha no Brasil, mas, dados recentes mostram que o interesse na contratação aumentou nos últimos anos. Até o mês de junho de 2020, por exemplo, o ramo conseguiu arrecadar R$ 1,16 bilhão, um crescimento de 19,8% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Para especialistas do mercado, o resultado pode ser atribuído aos consumidores, que estão mais conscientes dos seus direitos. “Esse é um seguro que tem se tornado bastante demandado pelos clientes devido ao aumento da conscientização e da disseminação da consciência sobre o direito de reaver prejuízos causados por terceiros”, acredita a especialista em Seguros de Responsabilidade Civil Profissional na AIG, Ludmila Rimkus.

Segundo o corretor de seguros especialista e docente da Unisincor, Walter Polido, o fenômeno da horizontalização também fez disparar a demanda pelo seguro. “As empresas passaram a exigir a comprovação de um seguro E&O (Erros e Omissões ou Erros & Omissions, em inglês) para contratarem serviços. Os consumidores estão muito mais conscientes de seus direitos e as empresas também estão mais atentas”, explica.

Para a Comissão de Responsabilidade Civil do Sincor-SP, profissões como advogado e contador seguem na normalidade, enquanto engenheiros e arquitetos, por exemplo, estão demonstrando sinais de retomada. “Especificamente para o RC Profissional de Médicos e Hospitais, temos um mercado mais restrito, com aumento de custos e necessidade de mais informações para a subscrição. O setor de serviços já tem uma representatividade importante na economia. Seguros específicos para empresas deste setor apresentam uma boa perspectiva de crescimento no médio e longo prazo”.

Confira esta reportagem e o JCS na íntegra pela área exclusiva do site para associados ao Sincor-SP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo