Brasil,

O segredo do sucesso de empresas familiares

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Romano
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

The Harvard Business Review - Family Business Handbook, com lançamento mundial em 26 de janeiro, mostra como negócios que passam de pai para filho podem ser o motor da economia global

No mundo inteiro, as empresas familiares são um potente motor da economia, que representa cerca de 85% dos negócios globais. Só nos Estados Unidos, são 5,5 milhões dessas companhias, que empregam 62% da força de trabalho. No Brasil, o quadro não é muito diferente e esse modelo de negócio concentra 90% das empresas, responde por 65% do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega 75% dos trabalhadores no país. Mas os negócios familiares encontram hoje condições para adversas para sobreviver? A transição das gerações se dá, em geral, de forma pacífica ou costuma prevalecer o conflito, sobretudo num mundo de rápidas transformações e mudança de valores?

Josh Baron e Rob Lachenauer, cofundadores e sócios da BanyanGlobal - empresa com sede em Boston que oferece consultoria aos donos das mais bem-sucedidas empresas familiares do mundo -, prepararam um verdadeiro manual para negócios familiares em que explicam como construir e manter um negócio de sucesso, atravessando gerações. O livro, "The Harvard Business Review - Family Business Handbook", terá lançamento mundial no dia 26 de janeiro.

"O século XX foi amplamente focado em tamanho. As empresas foram ficando tão grandes quanto possível, o mais rapidamente possível. Isso colocou as empresas familiares em condições desfavoráveis. Mas, como a natureza da competição mudou neste século XXI, há menos foco no crescimento, e mais em como atrair grandes talentos, tomar decisões de longo prazo, construir e proteger a reputação, assim como em tomar decisões rápidas. Empresas familiares sempre foram boas nisso. E, como resultado, podemos ver que elas estão se tornando cada vez mais bem sucedidas", diz Baron.

No livro, Baron e Lachenauer oferecem orientações e conselhos práticos para quem, de alguma forma, está envolvido neste tipo de negócio e busca construir, crescer e sustentar suas empresas por anos e gerações futuras. Os dois apresentam métodos comprovados e abordagens para a comunicação eficaz, gerenciando conflitos, construindo estruturas de governança corretas e muito mais.

No livro, os autores abordam temas como:

* Novas perspectivas que tornam uma empresa familiar bem sucedida ou não
* Como a família pode tomar boas decisões unida
* Um passo a passo para orientar o gerenciamento da sucessão em um negócio familiar
* Perguntas-chave sobre riqueza e patrimônio que os donos de empresas familiares não podem ignorar
* Avaliações que ajudam empresas familiares a determinar onde estão e onde querem chegar
* Histórias verídicas de empresas familiares de diferentes portes e segmentos

Sobre os autores

Josh Baron é cofundador e parceiro da BanyanGlobal. Por mais de uma década, trabalhou com famílias que possuem ativos em conjunto, como empresas operacionais, fundações e escritórios familiares. Ele ajuda essas famílias a definir seu propósito como proprietárias e a estabelecer estruturas, estratégias e habilidades de que precisam para cumprir seus objetivos. Antes de Banyan, Baron trabalhou em Bain & Company e The Bridgespan Group. Ele dá cursos de negócios familiares nos programas de MBA, EMBA e Educação Executiva da Columbia Business School. Também publica e fala com frequência sobre assuntos relativos a empresas familiares, além de ser colaborador do HBR.org. Graduado pela Universidade da Pensilvânia, Cambridge e Columbia, Josh Baron é o autor de Great power peace and american primazia: the origins and the future of a new internacional order .

Rob Lachenauer é cofundador, sócio e CEO da BanyanGlobal. Foi consultor, líder empresarial e escritor ao longo de sua carreira. Como consultor, foi sócio do The Boston Consulting Group, onde ajudou empresas familiares e outras empresas a estabelecer e implementar estratégias de crescimento. Enquanto estava no BCG, foi coautor de Hardball: Are you playing to play or playing to win?, com George Stalk. Publicado pela Harvard Business School Press em 2004, o livro foi posteriormente traduzido para seis idiomas. Como CEO fundador da Banyan, Lachenauer junto a várias empresas familiares em todo o mundo, ajudou-as a tomar decisões difíceis em momentos críticos. Ele é um especialista em liderança e governança para empresas familiares. Graduado pela Harvard Business School e pela Cornell University, Lachenauer também é um contribuidor frequente do HBR.org.

BanyanGlobal aconselha proprietários das principais empresas familiares do mundo (com receitas que chegam a mais de 20 bilhões de dólares) a tomar decisões difíceis durante transições. A empresa prestou assessoria a mais de 200 negócios familiares em 20 países desde a sua fundação, em 2012. Sediada em Boston e com escritório em São Paulo, foi eleita The Family Business Advisory Practice of the Year pela Society of Trust and Estate Professionals em 2019 e 2020. Os profissionais da empresa frequentemente contribuem com artigos para Harvard Business Review, Family Business Magazine, Tharawat e Trusts & Estates.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar