Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cinco iniciativas que podem melhorar a comunicação e trazer produtividade para empresas de tecnologia

Diretor da ART IT, empresa especializada em serviços de TI, apresenta medidas que podem ser facilmente implementadas para obter ganhos de eficiência com as equipes em home office

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as empresas de tecnologia tiveram que se reinventar. Implantação do home office em tempo integral e reuniões com clientes feitas via vídeo conferência, com o de uso das plataformas disponíveis para isso, como Cisco Webex, Google Meet e Zoom, foram algumas das alternativas encontradas para que as atividades diárias continuassem acontecendo no mesmo ritmo do modelo presencial. Mas como gerenciar estrategicamente os projetos, a partir de uma tecnologia integrada, automatizada e funcional, à distância?

O sócio e diretor comercial da ART IT, Romulo César de Paula, dá cinco dicas de iniciativas inovadoras que empresas de tecnologia podem adotar para se adaptar à nova realidade de trabalho imposta pela pandemia e ganhar produtividade.

1. Faça meetings diários com as equipes

As empresas devem priorizar as interações e as pessoas, acima de processos rígidos e ferramentas de uso obrigatório. Por isso, é importante, mesmo nas relações à distância, que as equipes promovam reuniões diárias para gestão das demandas e atividades da empresa. “Essa rotina, embora possa parecer um exagero, permite que a proximidade seja mantida entre os colaboradores, e é também uma oportunidade para que as equipes fiquem atualizadas a respeito das ações que estão sendo implementadas em todos os setores da empresa”, explica Romulo.

2. Utilização da metodologia Kanban para o gerenciamento de atividades

Originária do Japão, como o próprio nome sugere, a Kanban foi feita para racionalizar o uso de suprimentos e evitar atrasos. Ela divide as tarefas em uma organização visual, por colunas, focada no modo como o fluxo de trabalho é organizado. “Em um projeto de desenvolvimento de sistemas, a metodologia pode incluir categorias para as funcionalidades que estão sendo desenvolvidas, testadas, implementadas e entregues”, fundamenta. Entre as ferramentas disponíveis no mercado que contribuem para a gestão de atividades usando o Kanban estão Trello, Asana e a Rosie, oferecida pela ART IT.

3. Ter uma rotina de trabalho pautada pela colaboração contínua com o cliente

Um fluxo de feedback dos clientes permite que o produto final de cada projeto seja continuamente ajustado. “Consequentemente, há mais satisfação e maior alinhamento de expectativas”, afirma Romulo.

4. Preparar os times para lidar com transformações e mudanças

Esse é um período de mudanças e, principalmente, de incertezas. Ainda assim, equipes auto-organizáveis propiciam os melhores resultados, além de atenderem aos requisitos solicitados para cada projeto. “Investir em treinamentos online para que suas equipes desenvolvam essa característica é estar um passo à frente para se manter sólido em um mercado tão competitivo”, frisa o diretor comercial.

5. Escolher uma boa ferramenta de gestão de projetos

As empresas devem utilizar softwares que disponibilizem recursos para administrar e executar projetos de qualquer tipo de negócio, suportando-os durante todo seu ciclo: desde a identificação das necessidades da organização até a entrega final do projeto. O foco deve ser sempre em descomplicar a gestão do projeto, permitindo aos gestores coordenar o fluxo de trabalho, acompanhar em tempo real os custos e receitas, e monitorar o desempenho da equipe. “Muitas vezes as empresas enfrentam dificuldades para organizar os custos, prazos, metas e o que precisa ser feito no projeto. A ferramenta deve ser personalizada, de acordo com as necessidades da empresa”, esclarece o executivo.

Sobre a ART IT

Há 18 anos, a ART IT, transforma negócios em experiências digitais. Por meio de um ecossistema de serviços que alia tecnologia da informação, inovação, design e metodologia, leva à frente iniciativas que empoderam os clientes, tornando-os mais competitivos e possibilitando a eles criar novos modelos de negócios.

Seu processo de trabalho é baseado em Design Thinking, Agile e Dev Ops, provendo uma solução de ponta a ponta para Desenvolvimento de Software e Data Analytics.

A ART IT também oferece uma nova experiência na alocação de Squad Agile. Isso só é possível graças a uma equipe competente e bem treinada, que é comprometida com as visões da empresa e de seus clientes, e que tem como premissa superar as expectativas por meio da troca de conhecimento.

A participação ativa dos gestores nos projetos e no acompanhamento do trabalho dos colaboradores que atuam tanto de maneira interna, quanto alocados em clientes, é uma marca dos serviços prestados pela empresa. Valorizar as pessoas é o mais importante valor para a ART IT.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo