Brasil,

Três dicas para trazer mais segurança ao home office

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karin Del Nobile
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Com mais tempo trabalhando de casa, o planejamento deve levar em consideração modelo híbrido, reinvenção de rotinas e mais atenção aos riscos patrimoniais

O ano novo começou com a confirmação de mais dias de isolamento social pela frente e, nesse contexto, algumas tendências estabelecidas em 2020 seguem fortes em 2021. A principal delas é o home office, que, apesar de dividir opiniões, segue sendo uma solução para inúmeras empresas.

Com a possibilidade de passar mais um ano nessa realidade, ou mesmo de manter o sistema de trabalho híbrido, a segurança da casa e dos bens passou a ser uma preocupação a mais para as empresas. De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), em junho de 2020 a procura por por seguros residenciais aumentou 21% comparado ao mês de maio do mesmo ano, demonstrando, logo no início da pandemia, um crescente interesse na segurança e prevenção de danos no domicílio com a rotina migrada para a casa.

Para Felipe Barranco, CEO e cofundador da Flix, seguradora digital com foco na venda de seguros e assistências residenciais, a solução para o problema é simples, mas demanda uma atenção especial das companhias. “É evidente que a pandemia trouxe inúmeros desafios para o mercado como um todo, mas, agora que sabemos que essa realidade será ainda mais duradoura, é o momento de pensarmos no que deu certo e em pontos que precisam ser aprimorados, a fim de gerirmos os impactos de 2020 e garantir a segurança dos colaboradores , comenta Barranco.

Pensando nisso, o especialista separou três dicas para planejar um ano com menos imprevistos financeiros e garantindo mais suporte para os colaboradores que precisam fazer da casa seu escritório. Confira:

1. Encare a casa do seu colaborador como extensão da sua empresa

Quando o isolamento social começou, muitas empresas tiveram que se adaptar rapidamente ao home office e, com isso, muitos colaboradores viram a necessidade de adequar suas casas para suprir a estrutura que tinham no escritório. Depois de quase um ano, é importante que as empresas passem a entender como auxiliar nessa extensão e estruturar soluções que atendam essa nova realidade.

Uma alternativa é olhar além de dinâmicas para fazer com que a rotina seja mais leve, compreendendo inclusive os benefícios oferecidos aos colaboradores e suportes que auxiliam no trabalho remoto. “Muitas empresas decidiram por não dar continuidade ao vale transporte e ao vale refeição, uma vez que não é mais necessário pegar ônibus e metrô ou almoçar em restaurantes, outras mantiveram a ajuda de custo com a alimentação e optaram por pagar parte da internet e energia, mas poucas foram as que pensaram no seguro como alternativa aos imprevistos. Afinal, se acontece um acidente com o computador da empresa ou ele gera um problema na casa do colaborador, quem é o responsável pelo conserto?” , explica Barranco.

A Flix, por exemplo, estruturou uma série de assistências denominadas “help desk”, que visam oferecer suporte para itens terceirizados, evitando o prejuízo de ambas as partes em casos de acidentes ou danos aos materiais.

Os serviços incluem configuração de e-mail, consultoria para melhoria do computador, suporte à softwares, sistema operacional, otimização e reparo do computador, hardware, suporte ao usuário, VPN e FTP, servidor, smartphones e tablets, smartwatches, sistema operacional, assistência para equipamentos periféricos, smart TV e até video games.

2. Incentive uma rotina de trabalho que não consuma a sua equipe

Trabalhar em casa proporciona menos tempo no trânsito e, por consequência, mais tempo para atividades pessoais. Pelo menos, era este o discurso no início do isolamento social. Com o passar dos meses, foi comum ver temas relacionados a burnout ganharem relevância e levantar novas discussões sobre a produtividade em casa.

Mesmo com a incerteza de uma retomada rápida e com bons resultados, manter o time motivado e engajado é primordial para um trabalho mais estratégico. Nesse cenário, é interessante entender como foi o ano dos colaboradores, quais eram as suas maiores preocupações e como esse momento impactou a rotina deles e, a partir disso, montar uma ação para minimizar danos à saúde física e mental, além de incentivar o desenvolvimento do trabalho de forma mais leve.

3. Faça uma análise dos desafios de 2020 e aplique soluções para não repetir os problemas

Um bom primeiro passo para pensar nas metas, levando em consideração o momento, é analisar o impacto da pandemia e isolamento social para o seu negócio. O home office funcionou? Se não funcionou, como melhorar esse cenário com a continuidade do modelo? Como foi o desempenho do seu time trabalhando de casa? Tem algo que a empresa pode fazer para ajudar no engajamento e desenvolvimento dos profissionais?

“Com quase um ano de experiência, é possível mapear os gaps e propor iniciativas mais assertivas para conquistar os objetivos durante a retomada e, também, se preparar para mais meses como os vividos em 2020”, aconselha Barranco.

Sobre a Flix

A Flix é a primeira seguradora digital brasileira com foco exclusivo na venda de seguros e assistências residenciais. Fundada em março de 2020 por Felipe Barranco e Marcos Carneiro, a insurtech possui um portfólio com 45 opções de ofertas, entre cobertura financeira e assistências e permite a personalização da cobertura securitária de acordo com a necessidade do cliente. Desenvolvida com o propósito de ressignificar e acessibilizar o mercado de seguros residenciais, a Flix realiza todo o processo de maneira descomplicada, simples e flexível.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar