Brasil,

O crescimento do empreendedorismo em momentos de crise

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziela Massonetto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Especialista em gestão explica por que o boom de novas empresas no Brasil ocorre nesse contexto de pandemia

O ano de 2020 foi difícil para muitas pessoas - segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil encerrou outubro com 13,8 milhões de desempregados, cerca de 3,6 milhões a mais do que o registrado em maio, o que corresponde a uma alta de 35,9% no período. Por outro lado, devido aos cortes de pessoal promovidos pelas empresas, muitos brasileiros decidiram virar o jogo por conta própria e abrir um negócio. Os números revelados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que foram criados 1,47 milhão de MEIs de janeiro a setembro de 2020 - um recorde desde o surgimento da categoria em 2009.

Para Uranio Bonoldi, essa foi a alternativa encontrada para obter renda: "Com a crise, veio também a possibilidade de se reinventar. Quem já pensava em abrir um negócio, finalmente tomou a decisão de dar o pontapé inicial, e quem se viu desempregado ou perdeu parte da renda, também embarcou no empreendedorismo como forma de não ficar para trás".

Abrir o primeiro negócio é mais simples do que parece - e é possível fazer isso sem sair de casa, o que facilita ainda mais o processo. "Houve uma grande redução de custo e desburocratização para quem deseja se tornar MEI, por exemplo. Muitas pessoas optaram em transformar um serviço que já faziam, como consultoria, refeições (catering), serviços de costura, marketing, aulas etc., em empresas especializadas. Com a ajuda das redes sociais, estenderam o alcance das vendas não só para parentes e amigos, mas para uma ampla parcela da comunidade", comenta Uranio.

A partir dessa tendência é possível observar como crises costumam gerar oportunidades. "Claro que não podemos glamorizar os números do desemprego, as pessoas têm enfrentado diversos problemas financeiros - mas é interessante pensar em como podemos ser mais resilientes do que imaginamos quando a necessidade é urgente. Nossa capacidade, quando posta à prova, costuma ser maior do que achamos que ela realmente é", acredita o especialista, e completa: "Daí a importância do autoconhecimento, para se sobressair não apenas em momentos de crise, e sim, construir uma trajetória de ascensão, independente de qualquer situação que se apresente diante de nós".

Sobre o autor

Uranio Bonoldi atua como executivo e também como professor para turmas de MBA na Fundação Dom Cabral, é palestrante e escritor. Possui longa experiência executiva em cargos de alta gestão, especialista em tomada de decisão, carreira e negócios. Na Fundação Dom Cabral ministra aulas para executivos sobre poder e tomada de decisão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar