Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Reajuste no Plano de Saúde Chegou em Janeiro

A pandemia do coronavírus fez com que a ANS (Agência Nacional de Saúde) suspendesse o reajuste do plano de saúde em 2020, mas agora a conta começa a chegar para os usuários. Os boletos das mensalidades de janeiro já podem vir como o reajuste, seja ele anual ou por mudança de faixa etária, que não foram cobrados no ano passado.

Os planos de saúde podem incluir também nesta mensalidade, a primeira das 12 parcelas que vão ressarcir as empresas com os valores não reajustados em 2020. Sendo assim, a cobrança será diluída nas mensalidades ao longo de todo o ano.

Como serão feitas as cobranças e as alternativas

Quais foram os contratos que tiveram o reajuste suspenso neste ano?

A suspensão foi para os planos individuais, coletivos por adesão e empresariais com até 29 usuários.

Reajuste por faixa etária no plano de saúde

Este reajuste foi suspenso tanto para usuários que mudaram de faixa etária entre setembro e dezembro quanto para os que já tinham mudado nos outros meses do ano. Em ambos os casos, o valor da mensalidade voltou ao patamar cobrado antes do reajuste por faixa etária.

Pagamento dos reajustes suspensos

Os contratos que foram atingidos com a suspensão dos reajustes entre setembro e dezembro, terão a cobrança destes meses colocadas nas parcelas a partir de janeiro. Serão 12 parcelas iguais.

Para os planos individuais, a ANS adiou a divulgação do percentual máximo de correção que seria aplicado a partir da mensalidade do mês de maio. Sendo assim, não houve reajuste neste ano, e será preciso recompor oito meses, não apenas quatro, como nos demais planos.

Qual reajuste máximo pode ser aplicado nos planos individuais pu familiares?

O reajuste máximo dos planos individuais ou familiares que foram contratados a partir de 1999 e os antigos adaptados é de 8,14%.

Posso ser cortado do plano de saúde se não conseguir pagar?

Estar inadimplente é uma das razões que podem fazer a operadora rescindir o contrato. Porém, a Lei diz que a suspensão ou rescisão do contrato individual é prevista quando a inadimplência passa de 60 dias, consecutivos ou não, nos últimos 12 meses.

Antes da rescisão, a operadora é obrigada a alertar o cliente até o 50º dia de inadimplência, sobre seu débito. Em caso de planos coletivos, isto depende do que diz o contrato.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo