Brasil,

Estratégias e benefícios do treinamento a distância

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Santoro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O treinamento remoto, que já trazia resultados significativos para os colaboradores e empresas, se tornou a solução certeira para a capacitação de colaboradores em tempos de pandemia.

Ao adotar o modelo online, o colaborador tem a possibilidade de realizar a atividade em casa, com flexibilidade de horário, além de garantir a segurança de sua saúde ao evitar os encontros presenciais. E para garantir o aprendizado, empresas têm adotado cada vez mais medidas que engajem o profissional, aperfeiçoando suas competências e melhorando seus resultados no negócio.

Para saber mais sobre o treinamento remoto e porque ele se tornou tão essencial durante o período de distanciamento social que a crise do coronavírus exige, a Niduu, um aplicativo acessível para desenvolver os colaboradores das empresas, por meio de treinamento no celular, lista as estratégias e benefícios do treinamento remoto para a sua equipe. Confira:

Passo a passo para implementar um treinamento a distância

1. Informe a Equipe

Se a capacitação for direcionada para toda a equipe, promova uma reunião virtual para informar sobre o treinamento. No caso de ser voltado a apenas alguns membros do time ou um colaborador específico, entre em contato com estes profissionais de forma individual - por e-mail ou chamada de vídeo. Em ambas as situações é importante falar sobre os motivos do treinamento, apresentando dados de indicadores de desempenho que determinaram a necessidade da capacitação.

2. Forneça as Ferramentas

É importante que a empresa se atente às ferramentas necessárias para o colaborador desenvolver uma boa capacitação. Por sorte, quando falamos de treinamento remoto, os profissionais não precisarão de mais que um computador ou, apenas, o próprio celular.

Sabendo disso, a única preocupação será se certificar de que a plataforma que comportará o treinamento online seja acessível e fácil de usar para todos os participantes.

3. Treinamento Remoto de Alto Engajamento

Há três modalidades que ajudam a engajar ainda mais os colaboradores no treinamento remoto:

Mobile Learning - medida adotada em capacitação online que permite que a equipe faça todo o aprendizado pelo próprio celular. Basta entrar no aplicativo do treinamento e começar a fazer as aulas. Essa tecnologia permite que os integrantes se capacitem em qualquer hora e qualquer lugar.
Microlearning - forma de ensino em que o conhecimento é oferecido ao colaborador em pequenas doses, o que auxilia a fixar o aprendizado de forma permanente e, de fato, aperfeiçoa as competências profissionais do participante.
3. Gamificação - utilização das mecânicas e dinâmicas de jogos para capacitações corporativas, capaz de gerar um nível muito alto de engajamento do colaborador com os aprendizados.

4. Acompanhar o Aperfeiçoamento

Adote uma plataforma que forneça o acompanhamento do desenvolvimento de toda a equipe em capacitação. Assim, será possível medir se os ensinamentos estão tendo um retorno real e se os colaboradores estão adquirindo o conhecimento necessário para suprir a demanda do seu negócio.

Benefícios do treinamento remoto

Depois de implementadas as estratégias, é hora de falar sobre os benefícios do treinamento remoto para empresas e colaboradores:

1. Economia Corporativa:

O treinamento remoto evita despesas com locação de espaço, transporte, alimentação, problemas com infraestrutura, impressão de materiais gráficos, certificados e toda a logística envolvida, resultando em uma economia significativa de verba destinada à capacitação. Isso significa que a empresa poderá utilizar desse valor para outras áreas do negócio ou, ainda melhor, identificar novas necessidades de treinamento com os indicadores de desempenho e investir na melhoria das deficiências encontradas.

2. Driblar Adversidades

Uma vez estabelecido o treinamento remoto, as adversidades que podem surgir com a capacitação presencial podem ser dribladas como:

Transporte público e trânsito para chegar até o local em que o aprendizado será ministrado.
Preocupação em chegar atrasado nos treinamentos e perder o início ou precisar lidar com quaisquer imprevistos que surjam durante o trajeto ao destino.
Retirar o colaborador do posto de trabalho, tendo que adequar escalas e substituições na operação.
Lidar com fornecedores que não cumprem prazos ou que não atendam a qualidade desejada para entregar os materiais impressos, certificados e/ou até o próprio treinamento, em caso de terceirizações.
Distrações que podem ser causadas com conversas paralelas ou, até mesmo, o próprio sono ou desinteresse de aprender naquele momento.

Enfim, todo o estresse e a ansiedade acarretados com estes processos poderão ser evitados.

3. Otimização do Tempo e Performance

Quando os colaboradores possuem flexibilidade, tanto no trabalho quanto em treinamento remoto, eles mesmos criam suas rotinas conforme preferências e disponibilidades.

Com isso, há uma melhora na performance dos colaboradores, considerando que os gestores ou profissionais de RH das empresas possuirão todas as informações acerca dos treinamentos de maneira simplificada, considerando que é possível registrar e mensurar os dados do desempenho de cada colaborador nos treinamentos.

Sobre a Niduu

Sediada em São Luís no Maranhão, no maior centro de inovação de iniciativa privada do Nordeste, o Espaço Black Swan, e também no CUBO Itaú, em São Paulo, a Niduu é um aplicativo que usa a gamificação para desenvolver colaboradores com treinamentos de uma forma fácil e rápida no celular. Fundada em 2017, a startup já capacitou mais de 160 mil colaboradores, registrando uma taxa de engajamento de mais de 80%.

Com clientes em 19 estados, a solução em treinamentos gamificados atinge colaboradores de todos os níveis das organizações e diversos segmentos, como varejo, indústria e serviços. Em 2019, figurou no ranking 100 Startups to Watch (100 startups mais inovadoras de 2019) da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar