Brasil,

Conheça tecnologias que o RH deve prestar atenção em 2021

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mayra Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixxabay pixxabay

Plataformas digitais são uma possibilidade de aumentar a visão estratégica da área a fim de alcançar tomadas de decisões mais assertivas

A transformação digital passou de tendência para uma realidade dentro das empresas, impactando também a área de Recursos Humanos. Cada vez mais, os RHs vêm utilizando este avanço tecnológico para aumentar a visão estratégica, contribuindo com tomadas de decisão mais assertivas e um melhor engajamento dos colaboradores.

Diante deste contexto, um estudo realizado pela Kenoby em 2019 identificou que 96% das empresas enxergam a tecnologia como sendo indispensável para a área de RH. Para quem deseja surfar na onda dos benefícios das ferramentas digitais, tais como vídeos interativos, inteligência artificial e plataforma de gestão de benefícios corporativos, veja uma lista com as principais tecnologias que merecem atenção em 2021:

Vídeos Interativos
Em formato tradicional, o vídeo é linear, impõe uma duração e segue uma ordem cronológica, enquanto o papel do usuário é o de apenas assistir. Por sua vez, os vídeos interativos permitem que o espectador decida qual caminho deseja seguir na narrativa, formando um protagonista. Além de aumentar o engajamento, a ferramenta também oferece mais insights estratégicos do público-alvo por meio de analytics. “Essa inovação é uma grande aliada em atividades como onboarding e treinamento de colaboradores”, indica Rodolfo Gomes, cofundador da PPT Go, pioneira em vídeos interativos no Brasil.

Plataforma de Gestão de Benefícios Corporativos
De acordo com Marco Ferelli, founder da Allya, HR Tech com foco em benefícios corporativos e bem-estar financeiro dos colaboradores, o RH leva uma média de dez horas para fechar somente um benefício. Por este motivo, o executivo construiu uma plataforma de gestão de parcerias capaz de auxiliar os profissionais a ampliar a visão estratégica sem deixar de promover o bem-estar dos colaboradores. Ao todo, são mais de 30 mil parceiros, que podem ser acessados via web ou aplicativo em um sistema de geolocalização, que leva uma experiência personalizada aos usuários. As opções vão desde alimentação e lazer a cursos e saúde mental.

Gamificação
A Group Software, empresa com mais de 25, líder no desenvolvimento de softwares para imobiliárias, condomínios e shoppings, criou a Group Store, uma loja online que traz o princípio da gamificação baseado na relação produtividade e compensação gerando um ambiente de competição saudável, impulsionando a produtividade e recompensado os colaboradores em datas comemorativas, e melhor recompensado o colaborador com algo que eles desejam. “A lojinha busca valorizar o colaborador com isso, além de reduzir a rotatividade dos profissionais, gera engajamento e consequentemente melhora no resultado para empresa”, comenta Lorena Regina Queiroz Lana de Araújo, gerente de RH.

Automação para o RH ser mais estratégico
Processos de RH tomam tempo e esforço, no entanto, alguns podem ser automatizados por abordagens de Inteligência Artificial para resolver problemas e demandas, dando a oportunidade dos profissionais da área se tornarem mais estratégicos nas suas decisões. A Vulpi, HR Tech que oferece uma solução para empresas que precisam contratar e reter seus profissionais de TI, tem como objetivo tornar o RH mais estratégico e menos operacional, deixando toda a demanda de seleção por conta da plataforma.

Como haveria de ser, como consequência, o RH assume um papel mais voltado para a gestão de pessoas, dividindo melhor o foco entre os indivíduos e as questões burocráticas, agora informatizadas. Entram também aplicativos de controle de ponto, como o Tangerino, startup investida pela Group Software, que automatizam os cálculos da folha de pagamentos e, com isso, otimizam todo o trabalho de gestão de jornadas.

Tecnologia e cultura devem trabalhar juntas para gerar competitividade e inovação
A ilegra, empresa global de design, inovação e software, reconhecida como líder em Digital Workplace Consulting pelo ISG – pesquisa global comparativa entre provedores de soluções de tecnologia, ilegra defende que incentivar a destreza digital dos colaboradores potencializa skills cada vez mais necessárias para as empresas. O futuro do trabalho se aproxima rapidamente e prevê que empresas implementem uma série de mudanças para se adaptarem ao novo cenário. A jornada digital do colaborador deu um salto no início do ano, quando se exigiu que as empresas mantivessem times remotos para seguirem em operação, e continuará evoluindo, em meio à ferramentas de digital workplace, utilizadas para produzir de forma colaborativa, criar conteúdo, analisar dados e consumir informações.

Falamos de soluções que permitem à empresa ter um RH mais apto a contribuir para o sucesso da organização, voltando boa parte de seus esforços para questões como um bom clima organizacional; atuação na redução do turnover; otimização dos processos de recrutamento e seleção visando a contratação de profissionais que, de fato, estejam alinhados aos valores da empresa; gestão eficiente de benefícios; fortalecimento do employer branding para que a empresa se destaque na opinião de profissionais perante o mercado e atraia mais talentos etc.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar