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Unimed realiza 2,7 mil atendimentos em empresa de tecnologia durante a pandemia

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Solução permitiu manter consultas e avaliações mesmo em cenário de isolamento social graças à solução tecnológica

Cada vez mais, a saúde é motivo de atenção dentro das empresas, visando a produtividade a partir do bem-estar e a saúde integral dos colaboradores. Uma história de destaque na Unimed Grande Florianópolis começou em 2019 e hoje, com as adaptações necessárias à realidade da pandemia, continua sendo um sucesso. É o Programa de Atenção Integral à Saúde dentro da empresa de tecnologia Dígitro.

Em 2019, a Dígitro, com seus 272 titulares ao plano, começou a oferecer atendimento Unimed personalizado, com consultório próprio e orientação em saúde aos colaboradores. O projeto é um modelo de atendimento já conceituado em diversos países, segundo o qual, uma equipe interdisciplinar de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem da Unimed acompanham de forma contínua a situação do paciente.

Com foco na prevenção e no cuidado com as pessoas, antes da pandemia, a cooperativa médica começou a realizar consultas presenciais na Dígitro. Atualmente, o trabalho é realizado a partir de videochamadas ou teleconsulta e depois, feitos os encaminhamentos necessários.

2,7 mil atendimentos em um ano

Somente no primeiro ano deste projeto, a contar da data em que o consultório foi inaugurado na Dígitro, em 16/5/2019, a Unimed Grande Florianópolis realizou 2,7 mil atendimentos, entre presenciais (antes da pandemia) e remotos (pós-pandemia), além de outras 385 consultas chamadas de busca ativa, ou seja, quando a equipe da Unimed identifica o paciente que precisa retornar para outra consulta médica, com o objetivo de apresentar exames ou receber novas avaliações. “Estruturamos um modelo que coloca o cliente no centro do cuidado de forma integral, abrangendo tanto aqueles que exigem maior atenção pelas comorbidades apresentadas quanto o paciente mais saudável, de modo a ofertar saúde amparada pela análise de dados que otimiza tempo e melhora a aplicação de recursos pelas empresas contratantes do serviço”, comenta o gerente comercial da Unimed, Herman Alex Zapata Contreras.

Na visão da analista de recursos humanos da Dígitro, Carla Fernandes Garcia, o Programa de Atenção Integral intensificou a preocupação com a saúde dos colaboradores, motivada pela facilidade deles se conectarem com a equipe médica no próprio local de trabalho ou em casa. “Poder contar com este serviço é a segurança de que os funcionários terão suporte especializado para suas necessidades de saúde”, comenta.

Atendimento personalizado

Um dos principais diferenciais do Programa de Atenção Integral à Saúde da Unimed Grande Florianópolis é o cuidado contínuo que se dá ao paciente. Isso significa que desde a primeira consulta as informações do beneficiário são registradas num sistema de gestão, por onde a inteligência artificial faz o cruzamento de dados do paciente e informa como está o seu quadro clínico, se há necessidade de se consultar novamente e se há agravos em sua saúde.

A análise da equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, somada à tecnologia da informação, permite identificar se o colaborador da Dígitro precisa ser encaminhado para algum especialista. “Com essa ferramenta, as pessoas são monitoradas, conduzidas e orientadas pelos profissionais”, reforça o presidente da cooperativa, Dr. Théo Fernando Bub.

Colaboradores aderiram ao atendimento

A adesão dos colaboradores pelo cuidado com a própria saúde reflete em números. No primeiro mês de consultas dentro da empresa, a equipe da Unimed realizou 35 atendimentos. Um ano depois, o índice chegou a 160 pacientes atendidos mensalmente, o que corresponde a um aumento de 400% nos primeiros 12 meses de parceria.

Um dos fatores que justificam a procura pelo médico, na visão da gerente de Recursos Humanos da Dígitro, Mariana Polli, são as políticas internas focadas na qualidade de vida e no bem-estar do colaborador, no acesso à informação pelas palestras on-line conduzidas pelo time de Medicina Preventiva da Unimed Grande Florianópolis e pela facilidade de conectar-se com a equipe médica, já que agendas semanais são abertas para os colaboradores.

“As avaliações e comentários que temos recebido são totalmente positivos, e já acompanhamos vários casos onde o funcionário nos relatou necessidades que fugiam do poder de atuação do RH, mas ao encaminhá-lo para atendimento médico a demanda foi sanada e a necessidade suprida", diz.

O que é o Programa de Atenção Integral à Saúde

• Cuidar do indivíduo de forma personalizada e com um plano de cuidado específico, de acordo com os riscos de saúde mapeados.

• O atendimento é focado em entender o indivíduo como um todo, tratar a saúde ao longo da vida com foco na educação e prevenção.

• Ser um espaço para troca de informações para que o paciente participe do gerenciamento de sua saúde, com base em informações científicas e das melhores práticas já verificadas.


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