Brasil,

5 dicas para montar o currículo ideal e começar 2021 empregado

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Julyana Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Incluir atividades extracurriculares e destacar principais competências estão entre as indicações do InfoJobs

Encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho está cada vez mais difícil e concorrido. A pandemia trouxe um novo formato na busca de empregos e nos processos seletivos, que agora são feitos em formato totalmente digital e com entrevistas online. Pensando nisso, Nathália Paes, gerente de desenvolvimento de produtos do InfoJobs, empresa de tecnologia para recrutamentos, selecionou cinco dicas para montar o currículo ideal e começar o ano empregado.

"Hoje em dia a maioria das empresas não pedem mais que os candidatos mandem currículos em documento, mas sim, preencham um formulário em seus sistemas ou em sites de recrutamento. As dicas a seguir valem, inclusive, para esse novo formato de currículo", salienta Paes. Confira:

1. Destaque suas competências

Detalhe seu currículo e conte sobre projetos que esteve envolvido. Lembre-se de que as empresas não contratam currículos, mas sim, pessoas. Além de citar suas experiências profissionais, é importante inserir e detalhar vivências, contar o que fez de fato em seus últimos empregos, o que aprendeu, de que forma a oportunidade complementou, e de que maneira você acrescentou para a empresa.

2. Seja transparente

Essa parece uma dica óbvia, mas acredite, muitas pessoas ainda aumentam ou até mesmo omitem informações na tentativa de impressionar os recrutadores. Não tem nada melhor do que ser 100% sincero. Foi demitido do último emprego por corte de gastos? Não fique constrangido. Não é fluente em uma língua estrangeira? Fale. Ainda não domina uma certa ferramenta, mas está estudando para isso? Conte a verdade. Mais importante do que você sabe fazer, é sua vontade de aprender.

3. Inclua atividades extracurriculares

Cada vez mais, os cursos e atividades extracurriculares estão ganhando força no mercado de trabalho. Na quarentena, por exemplo, muitas faculdades abriram sua grade de cursos para possibilitar que as pessoas tivessem mais acesso. Se você teve a oportunidade de realizar algum deles, coloque no seu currículo. Você fez algum trabalho voluntário? Coloque também. Porém, é importante que você seja objetivo e conte mais sobre suas experiências no momento da entrevista. A ideia é que não fique muito extenso e cansativo.

4. Escreva em ordem cronológica

Na hora de montar o currículo, descreva suas experiências em ordem cronológica: da mais recente para a mais antiga. Outra dica é colocar apenas as últimas 3 ou 4 experiências que teve. Como pontuado acima, não coloque apenas a função que exercia na sua antiga posição, mas resuma qual foi a importância de participar dela e o que aprendeu, que pode acrescentar na nova oportunidade.

5. Alinhe seu objetivo ao propósito do lugar

A principal dica para o candidato é estudar sobre a empresa e sobre a vaga para alinhar seu objetivo com o propósito do lugar. Assim, é possível ordenar quais competências destacar na hora de preencher o currículo online, e focar no momento da entrevista. Muitas vezes, durante as entrevistas, os recrutadores deixam em aberto um espaço para os candidatos fazerem perguntas sobre a empresa e sobre a vaga, e é neste momento que eles medem o interesse do candidato. Dito isso, não tenha vergonha de fazer perguntas.

Sobre o InfoJobs

Com mais de 19 milhões de visitas ao mês e 38 milhões de cadastros, o InfoJobs é uma plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos que há 16 anos oferece ferramentas avançadas para gerir os processos seletivos das empresas e facilitam aos candidatos a vantagem de cadastrarem seus currículos de forma gratuita, contemplando profissionais de todos os perfis.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar