Brasil,

Contra o Tempo: Conheça o Perfil dos Consumidores do Futuro e Como Conquistar Este Público Hoje

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Júlia Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

O fato de que o mundo está cada vez mais conectado e dinâmico já não é mais nenhuma surpresa ou novidade para ninguém. Com tecnologias e tendências inovadoras surgindo a todo instante, a nova era da digitalização traz consigo uma pulverização muito rápida de ferramentas e informações, nos permitindo a realização de intercâmbios culturais, sociais e econômicos em uma fração de segundos, como se estivéssemos sempre um passo à frente. Enquanto para uns isto é sinônimo de "desespero", outros podem encontrar nestas mudanças coletivas de comportamento a oportunidade de inovar, conquistar e fidelizar novos e velhos clientes.

E, graças a esse impulsionamento que a internet permite e às interações constantes via redes sociais, os consumidores, hoje, pautam e possuem uma voz muito mais ativa no mercado e na sociedade do que há 20 anos. Segundo um levantamento recente da WSGN, consultoria líder mundial em previsões de tendências, o perfil do público consumidor de 2021 e dos próximos anos - impulsionado pela pandemia de Covid-19 e pela transformação digital - tem retratado muito bem isso. De acordo com o estudo, os consumidores agora estão divididos em três grandes grupos: Compressionalistas (exaustos e em constante pressão), Guardiões da Empatia (desenvolvedores de novas comunidades e do rompimento de bolhas) e os Criadores de Mercados (empreendedores ativos e que criam suas próprias oportunidades).

Diante deste cenário, separamos algumas empresas de tecnologia e startups que podem ser o braço direito do seu negócio na hora de compreender estes públicos e desenvolver estratégias mais empáticas e assertivas para cada um desses grupos. Confira!

Compressionalistas - As Inteligências Artificiais e modelos clean são seus melhores amigos

Com um público cada vez mais sobrecarregado mentalmente e bombardeado de informações, o uso de IAs para a otimização de processos é a grande pedida. Um bom exemplo disso é a Propz que oferece soluções de relacionamento objetivas, práticas para varejo e serviços financeiros utilizando inteligência analítica e big data. A empresa é pioneira na aplicação de tecnologias que entendem, predizem e reagem ao comportamento de consumo, em tempo real e de forma automatizada. Com sede no Brasil e presença na Rússia, Estados Unidos, Peru e Chile, a empresa tem como clientes os líderes em varejo e serviços financeiros do país. São mais de 105 milhões de CPFs monitorados, proporcionando um aumento de até 10% no ticket médio e mais de 6% na frequência em lojas.

Além disso, uma gestão de negócio automatizada com modelagem de workflow no-code, dá autonomia para qualquer pessoa, de qualquer departamento, criar processos digitais. A Vianuvem é a primeira startup com software BPM no-code, que atua com a missão de desburocratizar processos de TI de grandes empresas. A plataforma permite que times construam processos digitais sem nenhuma burocracia, sem grandes consultorias e sem ter altos investimentos em tecnologias. Tudo é realizado com uma linguagem de fluxograma e com um software BPM no code. A empresa dá autonomia para as áreas de TI criarem seus próprios processos e torná-los mais fluídos. Hoje, são mais de 130 grupos empresariais e mais de 35 mil usuários que utilizam diariamente a plataforma.

Além disso, a tecnologia pode ser usada para resolver a dor de pequenos empresários que têm dificuldade no processo de digitalização dos seus negócios e atender as novas gerações que já nasceram com o DNA inovador. Pensando nisso, a Showkase tem como objetivo retirar toda a complexidade envolvida no processo de digitalização dos pequenos negócios, oferecendo soluções que automatizam processos internos da loja, ajudando o empreendedor na jornada digital e aumentando a conversão das vendas.

Guardiões da Empatia - Comunicação e modelo de negócios com propósito são o mantra do momento

Este é o grupo que mais preza por uma comunicação e por estratégias mais humanizadas. Para esta missão, é interessante investir também em engajamento. Para isso, a Cazamba , empresa de tecnologia em mídia que permite às marcas a engajarem com seus consumidores, desenvolve peças publicitárias em formatos diferenciados e totalmente personalizados, e que possibilitam acompanhar os resultados em tempo real. Desta forma, é possível agregar mais valor ao produto ou serviço em questão.

Além disso, a personalização de projetos e comunicação que busca uma conexão verdadeira entre cliente e marca são fundamentais para os consumidores guardiões da empatia. A Driven.cx , maior grupo consultivo independente para corporações de grande porte e projetos de transformação digital autorais na nova economia, aposta na exclusiva metodologia "one stop shop", para ajudar no relacionamento com esse público. Trabalhando três camadas diferentes do negócio ao mesmo tempo, consultoria, que olha diretamente para o negócio do cliente; a experiência, que tem atenção voltada para o consumidor; e a performance, que tem como objetivo aumentar a receita das marcas, a empresa consegue estruturar projetos únicos e assertivos.

"Todo propósito envolve um porquê ou um por quem. Pessoas são movidas a propósitos que, muitas vezes, têm necessidades financeiras para sua realização, como pagar um bom plano de saúde para seus filhos, por exemplo. Já as empresas são movidas por lucro, e é o lucro que a faz crescer e que sustenta o sonho da companhia e o de seus colaboradores", afirma Luiz Felipe Grossi, CEO e cofundador do Instituto Brasileiro de Presença Digital, plataforma que tem como objetivo ajudar negócios de todos os portes e segmentos a abrirem um canal de vendas digital .

Outra forma de melhorar a empatia dos consumidores pela marca é criar uma conexão, ações e vender por meio de engajamento e customer experience, e para isso, uma boa alternativa é investir em soluções de realidade aumentada. A More Than Real , startup brasileira referência global no desenvolvimento de experiências de realidade aumentada e visão computacional, atua no mercado desenvolvimento projetos por meio dessas soluções que permite que os consumidores visualizem seus produtos de forma super realista, quase que física, o que contribui para uma maior certeza e clareza do que se está adquirindo. O que pode ocorrer tanto com itens como o sofá, que pode ser visualizado na sala de uma casa ou apartamento, trazendo comodidade e otimizando a experiência de compra, como também uma maquiagem, podendo conhecer quais as melhores bases, sombras e batom combina com o seu tom de pele ou cabelo.

Criadores de Mercado - Trabalho a quatro mãos e vendas diretas são fundamentais para fomentação de negócios

O terceiro e último grupo é caracterizado por atuar em conjunto com a sua marca, e uma forte tendência para esses consumidores tem sido o modelo D2C, conhecido pela venda direta aos clientes, como é o caso do market4u . A startup é a maior rede de mercado autônomo e inteligente do Brasil. Seu modelo de negócio baseia-se em instalar dentro dos condomínios um pequeno mercado autônomo, sem atendentes, para que os condôminos possam realizar suas compras. Para isso, é necessário baixar o aplicativo da empresa, se cadastrar e efetivar o pagamento dos produtos que adquiriu, tudo isso de forma online e sem precisar ter contato com nenhum tipo de máquina. O market4u atualmente possui parceria com grandes indústrias como Ambev, Kibon, Clear Channel, Wickbold, Coca-Cola e Heineken, e tem se tornado um canal fundamental para que essas marcas possam conhecer os perfis e os gostos de seus consumidores.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar