Brasil,

As vantagens da diversidade racial nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alexandre Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Mentor de carreira Emerson Feliciano explica por que organizações com mais negros na equipe e em cargos de liderança são mais lucrativas

Você sabe: negro em cargo de liderança nas empresas é coisa rara de se ver. Uma exceção que confirma a regra do racismo estrutural que predomina na sociedade brasileira. Segundo dados levantados pela revista Você S/A no fim do ano passado, no nosso mercado de trabalho, os brancos representam 70,6% das contratações para cargos de chefia. Os negros? 3,6%. No estado de São Paulo, em 2019, dos 58 mil profissionais que foram promovidos a posições de liderança, apenas 4% eram negros. Uma disparidade se você lembrar que, nesse estado, 34% da população é negra.

Parte do problema é a falta de mão de obra qualificada, já que negros predominam entre a gente pobre do país, sem acesso a uma faculdade de primeiro nível. Mas a outra parte é o nosso conhecido racismo, que diariamente frustra negros qualificadíssimos em entrevistas de emprego ou na hora de escolher qual colaborador vai ficar com a vaga de chefe. Nesse caso, além do absurdo que é preterir alguém por causa da cor da sua pele, há um desconhecimento básico das vantagens de contar com mais negros em suas equipes – e chefiando essas mesmas equipes.

O estudo “Diversidade Importa”, da consultoria americana McKinsey & Company, revelou que empresas com mais diversidade racial e étnica têm 35% mais probabilidade de ter retornos financeiros acima da média dos segmentos em que atuam.

O mesmo estudo apontou que, nos Estados Unidos, há uma relação linear entre o sucesso da empresa e a diversidade racial em cargos de liderança: para cada 10% de aumento na diversidade racial entre os executivos sênior, o lucro antes de juros e impostos aumenta 0,8%.

“A maioria das organizações deve fazer mais para aproveitar ao máximo a oportunidade que as equipes com diversidade na liderança representam”, recomendam os autores do estudo. “Isso é particularmente verdadeiro para seus pipelines de talentos: atrair, desenvolver, orientar, patrocinar e reter as próximas gerações de líderes. Dados os retornos mais altos que se espera que a diversidade traga, acreditamos que é melhor investir agora.”

Mas por que organizações com maior diversidade são mais bem-sucedidas?

A diversidade, em geral, leva a mais pontos de vista e mais ideias, uma vantagem competitiva que está na origem de melhores produtos e serviços. Além disso, a população negra representa, cada vez mais, uma base importante de consumidores. Ter negros decidindo sobre estratégias relacionadas a esse público é algo mais que sensato: é imprescindível.

Para quem não acredita na consultoria sobre a urgência de se ter líderes negros nas organizações, vale outra informação: empresas com menor diversidade terão cada vez menos investidores. Um sinal disso já foi dado pela BlackRock, a mais importante gestora de ativos do mundo, que tem sua sede em Nova York. Um relatório recente do conselho de administração da companhia afirma que, para uma empresa receber investimentos da gestora, ela precisa publicar dados que comprovem a diversidade de raça entre seus funcionários.

Deu para entender, né? Se sua empresa, por qualquer motivo, mantém os negros distantes dos cargos de chefia, ela está ficando para trás. Porque a diversidade racial no mundo corporativo não é só uma questão de buscar a necessária igualdade de oportunidades entre seres humanos. É também uma questão de quem vai ter mais condições de lucrar com a criatividade e inteligência que esse mix produz. Preconceito, além de cruel, agora significa rasgar dinheiro.

SOBRE O AUTOR

Emerson Feliciano é treinador e mentor de carreira, idealizador do curso Mentoria P&D – Profissional e Diferenciado. Especialista em desenvolvimento executivo, atua para que profissionais de diversos níveis hierárquicos, dentro das empresas, alcancem mais rapidamente seus objetivos de promoção e aumento de salário.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar