Brasil,

Terceirizar ou contratar? Entenda a melhor alternativa para a sua área de TI

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mayra Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Terceirizar ou contratar? Entenda a melhor alternativa para a sua área de TI

Especialista afirma que a decisão deve ser personalizada para cada negócio

O início de um novo ano contribui para o surgimento de certas necessidades nas empresas, como, por exemplo, o aperfeiçoamento do time de colaboradores. Neste contexto, a área de Tecnologia destaca-se. Segundo informações divulgadas pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), houve um aumento de 63% em oportunidades de trabalho no setor. O número de vagas em TI chegou a 12.682, em setembro, enquanto em 2019 foi de 8.049, considerando o mesmo período. Aqui, o desafio das empresas está na tomada de decisão sobre a melhor alternativa de prestação de serviço: contratar ou terceirizar.

De acordo com Luana Ribeiro, CEO da Devninjas, startup com foco em transformação digital, existem diversos elementos a serem analisados no momento de realizar essa escolha. “Orçamento, prazo de entrega, estrutura, equipamentos e licenças de softwares são apenas alguns pontos importantes que precisam ser avaliados. Ou seja, é uma escolha personalizada, que acontece a partir do cenário atual do negócio”, explica. Para auxiliar as empresas na tomada de decisão sobre contratar ou terceirizar a equipe de TI, a executiva lista os cinco principais fatores a serem estudados. Confira:

Finanças

A terceirização de serviços pode gerar uma economia de 20% a 80%, pois não há vínculos empregatícios e nem custos iniciais de operação. Sendo assim, os gastos como salário, transporte, alimentação, infraestrutura, plano de saúde, licenças remuneradas, 13º salário, cursos de treinamento, infraestrutura (mesa, cadeira, computador, periféricos e outros) e capacitação não são necessários, já que essas obrigações passam a ser de responsabilidade da empresa terceirizada. Por sua vez, a contratação de um profissional pode ser vista como um investimento a longo prazo.

Qualificação

Enquanto na contratação é necessário um processo seletivo para verificar as habilidades do candidato, a terceirização já garante uma equipe pronta e qualificada para as demandas específicas da empresa de acordo com o Acordo de Nível de Serviço (SLA). A empresa contratada também é responsável por fazer uso de novas tecnologias para que os profissionais possam executar suas atividades com qualidade e rapidez.

Perfil do Profissional

Um profissional de outsourcing possui um perfil bastante rico em experiência, certificações e crescimento individual. Eles também costumam ser bem ativos e capazes de solucionar problemas com rapidez, além de terem iniciativas que melhoram o processo de execução dos projetos, com total domínio das tecnologias e comprometimento com as atividades designadas a eles. Já ter profissionais de TI em um convívio diário com o time, pode resultar no incentivo do alcance das metas propostas.

Projeto

A autonomia que a empresa contratante tem sobre a squad terceirizada são muitas. Um exemplo é a autoridade sobre os profissionais terceirizados, horário de trabalho, prazo de entrega, metodologia de gerenciamento, prioridade de tarefa e até mesmo a substituição do programador caso haja algum inconveniente. Esta relação abre infinitas possibilidades para acelerar o processo de desenvolvimento da solução e utilizar o excedente dos profissionais terceirizados para projetos de melhoria do mesmo. Por sua vez, profissionais de TI buscam por oportunidades em que possam ter crescimento profissional. Então, caso se identifiquem com o projeto proposto, há um engajamento e não aceitam, nem procuram, por outras oportunidades de trabalho.

Para mais detalhes, acesse: https://www.devninjas.com.br/.

Sobre a Devninjas

Fundada em 2019, por Luana Ribeiro, Leandro Pasklan e William Hoffmann, a Devninjas é uma startup foco em transformação digital de ponta a ponta. Atualmente, a empresa tem uma equipe altamente qualificada nas principais ferramentas, linguagens e processos do mercado de Tecnologia. Entre os clientes que investem nas soluções da empresa estão Grupo Boticário, Danone, Mr. Cat, Solar 21 e Delivery Center.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar