Como (e porque) incentivar o bem-estar no ambiente de trabalho

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mayra Ribeiro

pixabay pixabay

O investimento no aperfeiçoamento do clima organizacional é capaz de aumentar o engajamento, a produtividade e a retenção de talentos

Ausência de disposição, problemas financeiros, cansaço mental e ansiedade. Esses são alguns dos elementos que costumam fazer parte da rotina empresarial, mas que foram agravados ao longo desse último ano - o que reforçou a importância de as empresas, de diferentes tamanhos e segmentos, se manterem atentas ao bem-estar no ambiente de trabalho. Neste contexto, um estudo realizado pela MetLife identificou que o investimento no aperfeiçoamento do clima organizacional pode resultar em um aumento de 12% no engajamento, 9% em produtividade e 10% na retenção de talentos.

De acordo com Marco Ferelli, fundador da Allya, HR tech com foco em benefícios corporativos e bem-estar financeiro dos colaboradores, o ideal a se fazer neste momento, em que o conceito está em relevância, é internalizá-lo e colocá-lo em prática. “Um bom clima organizacional nada mais é do que o cuidado com os pilares emocional, físico e financeiro dos funcionários. Essa iniciativa possibilita que o time exerça suas atividades de maneira saudável, disposta e segura”, explica o executivo.

Veja as principais dicas para quem deseja melhorar o clima organizacional:

Pesquise

Antes de iniciar a jornada do bem-estar dentro da empresa, é fundamental realizar uma pesquisa de satisfação, com o objetivo de levantar os principais problemas organizacionais apontados pelos profissionais. Essa ação permite obter resultados mais assertivos ao identificar as dificuldades pessoais e profissionais que impedem o bom desempenho dos colaboradores no dia a dia.

Ofereça ajuda

As empresas devem estar realmente de portas abertas, o que significa estarem dispostas a oferecer ajuda psicológica, por meio de terapias (presencial ou online), aplicativos e conteúdos que auxiliem os colaboradores a encontrar uma maior estabilidade emocional.

Incentive

O cansaço físico pode ser combatido por incentivos a atividades físicas, como aulas de ginástica em determinado horário no ambiente de trabalho, ou por meio de benefícios corporativos que resultem em descontos em academias, por exemplo.

Promova autonomia financeira

O estresse financeiro é o principal gerador da baixa produtividade, falta de engajamento e aumento do turnover. Portanto, procure promover o bem-estar financeiro na empresa ao oferecer conteúdos, aulas, palestras, orientações e benefícios que ajudem o colaborador a economizar.

Fundada em 2015, a Allya é uma HR tech que apresenta uma plataforma de gestão de parcerias capaz de auxiliar a área de Recursos Humanos a ampliar a visão estratégica e promover o bem-estar nas empresas por meio de programas de benefícios corporativos. Ao todo, são mais de 30 mil parceiros, que podem ser acessados pela web ou pelo aplicativo em um sistema de geolocalização, que leva uma experiência personalizada aos usuários. Entre os 180 clientes estão Nestlé, Banco Pan, Cyrela, Localiza e Accenture.