Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Ataques cibernéticos no Brasil ultrapassam 2,6 bilhões em 2020

pixabay pixabay

Ataques a tribunais e órgãos do governo chamaram a atenção em mês de eleições

O ano de 2020 já é considerado um dos mais intensos em relação a ataques cibernéticos em todo o mundo, e principalmente, no Brasil. Uma forma de medir o impacto dessa situação é a contratação de seguros relacionados a cibersegurança: no Brasil, de acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), entre janeiro e agosto de 2020, houve um aumento de 63% na contratação desse tipo de apólice em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 24 milhões em prêmio. Segundo o estudo Cyber Handbook, da consultoria de riscos e corretora de seguros Marsh, em 2019, ataques desse tipo causaram um prejuízo financeiro acima de US$ 2,1 trilhões em todo o mundo. Estudo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), informa que o Brasil sofreu cerca de 2,6 bilhões de ataques no primeiro semestre deste ano, impulsionados pela quarentena produzida pela pandemia de coronavírus.

No Brasil, segundo Boletim de Segurança da Karspersky, foram enviados 360 mil novos arquivos maliciosos todos os dias durante 2020, um aumento de 5,2% em relação a 2019. Por conta do processo eleitoral para prefeitos, vereadores e deputados estaduais ocorrido em novembro, o país assistiu a alguns casos de invasões, como o do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também em novembro, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Governo do Distrito Federal foram atacados e tiveram documentos e arquivos danificados pelos criminosos. Em outros departamentos não foi possível acessar e-mails ou internet.

Nem todos os ataques chamaram a atenção da mídia como os executados no mês de novembro contra o STJ, por exemplo. A maior parte, principalmente no terceiro trimestre, utilizou o DoublePulsar, um tipo de código que se aproveita de vulnerabilidades já resolvidas em sistemas operacionais, mas que evidencia a falta de atualização dos mesmos pelas empresas do setor de telecomunicações, financeiro e órgãos do governo. Ele abre possibilidade para que ransomwares possam invadir os sistemas e sequestrar dados e informações, trazendo prejuízos pesados para os usuários. Só no Brasil aconteceram cerca de 248 milhões de tentativas de invasões de redes por meio do DoublePulsar.

“A atualização dos sistemas operacionais, o desenvolvimento de regras de conduta e a definição de camadas de proteção a informações sensíveis são maneiras de reduzir e minimizar os problemas causados por essas ameaças”, afirma Wesney Silva, diretor de Cyber Technology Integration da Cipher, empresa do Grupo Prosegur especializada em cibersegurança.

A seguir, uma lista com os ataques cibernéticos que tiveram mais visibilidade no país durante todo o ano de 2020:

Superior Tribunal de Justiça – Arquivos criptografados e processos parados e falta de conexão em linhas telefônicas, internet e e-mails;

Ministério da Saúde – Linhas telefônicas bloqueadas, servidores desligados e dificuldade de acesso a documentos e caixa de e-mails;

Secretaria de Governo do DF – Linhas telefônicas bloqueadas, servidores desligados e dificuldade de acesso a documentos e caixa de e-mails;

Tribunal Superior Eleitoral – Ataque de negação de serviço, que tornou lenta a consulta a informações como o título eleitoral durante o primeiro turno das eleições municipais;

Embraer – Cibercriminosos tiveram acesso a informações da companhia e dados de funcionários vazaram para a Internet;

Braskem – Ataque hacker interrompeu acesso a alguns servidores e programa.

Fundação Getúlio Vargas (Rio) – Computadores da instituição foram paralisados após ataque hacker;

Tribunal Regional Federal 1 – Ataque hacker obrigou o TRF 1 a tirar do ar seus servidores e restringir acesso a informações e Internet.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo